Mathieu van der Poel competiu sete provas nessa temporada de CX e venceu as sete. O domínio absoluto teve mais um capitulo hoje em Hulst nos Países Baixos.
O esperado duelo com Wout van Aert e Tom Pidcock nem chegou a acontecer. Pidcock sofreu um acidente na primeira volta e ficou muito para trás, Wout van Aert caiu na segunda volta e também perdeu segundos preciosos.
Copa do Mundo de Cyclo-cross – Hulst
A pequena Hulst na região da Zelândia nos Países Baixos é conhecida pela fortaleza em forma de estrela erguida no século 17. Por isso a prova recebe o nome de Vestingcross (Vesting em neerlandês significa fortaleza). As disputas começaram com as categorias de base, que não fizeram parte da programação internacional da Copa do Mundo. No Sub-17 Giel Lejeune venceu enquanto no Sub-19 (Juniores) a vitória ficou com Senna Remijn entre os homens e a estadunidense Vida Lopez no feminino.
A prova feminina foi muito disputada e vencida por Puck Pieterse:
O favoritismo era todo de Mathieu van der Poel que das sete edições em Hulst, venceu cinco. O neerlandês chegou ao circuito com uma Lamborghini Urus amarela, da marca que é embaixador. O Lamborghini que custa 200.000 euros nos Países Baixos é capaz de chegar a 100km/h em 3.3s.
“Estou feliz por estar aqui, está mais seco do que pensava. Não sei onde vou atacar, não há locais onde eu possa usar a força (de um ataque).” MVDP
Passeio de Mathieu van der Poel!
Às 16h do horário local, 11h de Brasília os homens largaram. Tom Pidcock envolveu-se em um acidente com Cameron Mason e foi obrigado a carregar a bicicleta até os pits para troca. Na ponta, Eli Iserbyt puxava o pelote. No início da segunda volta, Wout van Aert se enroscou e caiu, perdendo muitas posições. Na abertura da terceira volta, Mathieu van der Poel saltou para a ponta e começou a construir sua vantagem.
A prova então tornou-se um passeio de Van der Poel e uma luta dos demais pelo segundo lugar. Três neerlandeses da Baloise Trek Lions lutavam pelo segundo lugar, Pim Rohaar, Lars van der Haar e Joris Nieuwenhuis se mantinham cerca de 40s atrás de Mathieu e dez segundos a frente de Ryan Kamp e Laurens Sweeck.
Em prova de recuperação Wout van Aert concluiu em quinto enquanto Tom Pidcock foi o 25º. Na última volta polêmica, Mathieu van der Poel aparentemente cuspiu em um torcedor.
Mas o que foi isso Mathieu van der Poel? Aparentemente o campeão mundial cuspiu na direção de um torcedor. pic.twitter.com/iXXqbZr7RS
— Pelote Ciclismo (@Pelote_) December 30, 2023