Absolutamente fantástico em um final de velódromo, Wout van Aert venceu a Azencross em Loenhout! Van der Poel foi segundo e Tom Pidcock o terceiro.
Azencross 2022 – Exact Cross Loenhout
Quinta e última prova da semana entre o natal e ano novo no cyclo-cross a Azencross foi um espetáculo de ponta a ponta. Disputada desde 1984, a Azencross já foi parte da Copa do Mundo, Troféu Gazet van Antwerpen (atual X2O) e nesta temporada passou para a Exact Cross.
Loenhout teve algumas inovações no circuito do cyclo-cross, sendo o primeiro circuito belga a fazer parte da Copa do Mundo e também o primeiro a introduzir a largada com luz verde e também o trecho de pump track. O maior vencedor da Azencross é Sven Nys com seis vitórias enquanto Niels Albert venceu quatro vezes enquanto Wout van Aert, Adrie van der Poel e Mathieu van der Poel possuem três vezes cada.
Em uma pista muito pesada pela chuva que caiu durante a semana na Bélgica, as bicicletas atolavam a cada curva e logo os ciclistas ficaram cobertos de lama. Desde a primeira curva ficou claro que a disputa seria entre os três titãs. Curva a curva Mathieu van der Poel e Wout van Aert se alternavam na liderança enquanto um destemido Tom Pidcock lutava bravamente para ficar na ponta.
Van der Poel tentou a estratégia de dar ataques duros para abrir vantagem sobre Van Aert, mas o belga não desistia e todas as vezes cobriu a diferença. Na penúltima volta foi a vez de Tom Pidcock tentar atacar, mas logo foi neutralizado.
Chegada de Velódromo com vitória de Wout van Aert
E assim foram até a última curva quando na reta de chegada Van der Poel ficou na ponta esperando como em um velódromo para o sprint de Wout van Aert, por mais que tentasse antecipar, ficou evidente a superioridade do melhor ciclista da temporada de CX, Wout van Aert agora ultrapassa Van der Poel em Loenhout com quatro vitórias: 2022, 2021, 2016 e 2014.