Mathieu van der Poel vence pela Copa do Mundo de CX na França.

Luiz Papillon

Não teve pra ninguém, na quarta volta Van der Poel (Alpecin Deceuninck) atacou e acabou com a brincadeira impondo nas voltas restantes um ritmo fora da realidade para os demais competidores na Copa do Mundo de CX em Besançon na França.

Já a disputa pelo segundo lugar foi quente e intensa com o campeão da copa do mundo de 2022/23 Laurens Sweeck (Crelan- Fristads) ficando com o segundo lugar e o impressionante neerlandês Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek) comletando o  pódio a frente do francês Clement Venturini (Ag2r Citroen)

Copa do Mundo de CX 2023 – Etapa 14 – Besançon – França

O clube de ciclismo l’Amicale Cycliste Bisontine foi responsável pela montagem do circuito em Besançon. Um dos nomes que passaram pelo clube de base foi Thibaut Pinot que compete pela Groupama FDJ. Desde 2010, Besançon fez parte da Copa da França de CX ou foi sede do campeonato francês, tendo sido vencido em 2019 por Clément Venturini (Ag2r).

Em 2019 o diretor Pascal Orlandi conseguiram um lugar para a Copa do Mundo em 2020, mas veio a pandemia e no ano passado aconteceu a primeira prova pela Copa do Mundo em Besançon com vitória de Lucinda Brand e Eli Iserbyt.

Voo solo de Van der Poel

Na largada, Van der Poel saltou na ponta levando consigo Kevin Kuhn, Ryan Kamp e Mees Hendrikx. Sem Wout van Aert e Tom Pidcock, todo favoritismo recaiu sobre Van der Poel. Sem ninguém conseguir abrir, foi Clément Venturini (Ager-Citroen) com o uniforme de campeão francês que fechou a primeira volta na ponta.

Van der Poel faz ataque impressionante

Van der Poel parecia estar apenas a espreita para não se desgastar e seguia entre os cinco primeiros até a quarta volta quando fez um primeiro ataque para assumir a liderança. Em seguida o quatro vezes campeão mundial abriu quinze segundos em meia volta, absolutamente surreal. Atrás o grupo perseguidor tinha sete ciclistas liderados por Venturini. Van der Poel continuou seu solo enquanto atrás o bicho pegava, na sexta volta o campeão antecipado da Copa do Mundo, Laurens Sweeck atacou. Sweeck então colocou um novo ritmo na perseguição, ainda assim nada que pudesse tirar a vitória de Mahtieu.

A disputa pelo segundo lugar foi intensa com muitas trocas de posições, Eli Iserbyt liderava quando teve um problema na bicicleta e com isso Sweeck assumiu para não mais perder a posição e atrás Joris Nieuwenhuis  concluiu no pódio.

Belgas dominam Top10 da Copa do Mundo

Se no feminino o domínio foi neerlandês, no masculino os belgas dominaram a Copa do mundo com a companhia de Lars van der Haar, Van der Poel e Kevin Khun.

  1. Laurens Sweeck – 385
  2. Michael Vanthourenhout – 309
  3. Eli Iserbyt – 290
  4. Lars van der Haar – 265
  5. Niels Vandeputte – 249
  6. Mathieu van der Poel – 248
  7. Kevin Kuhn – 195
  8. Toon Vandebosch – 178
  9. Wout van Aert -170
  10. Jens Adams – 160

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tota Magalhães estreia em dura prova na Espanha

O circuito feminino mundial começou no último final de semana com a Clássica de Almeria, prova que contou seis equipes WorldTour e também marcou o retorno da jovem Ana Vitória Magalhães a Tota para Espanha. A prova foi vencida pela italiana Arianna Fidanza da equipe Ceratizit-WNT no sprint de grupo […]

Receba as novidades em seu e-mail