A Vuelta dos caídos, dos renegados e da consagração de Primoz Roglic

Luiz Papillon

Todo ano os ciclistas e equipes traçam seus objetivos sempre tendo o Tour de France como plano principal. Se o ciclista não vai para o Tour, ele vai para o Giro e vice-versa. O ano de 2021 foi ainda mais atípico com os jogos olímpicos. Assim a Vuelta ficou em quarto plano para muitos.

Vuelta 2021 - Pódio da Classificação Geral | Foto Luiz Angel Gomez Photogomezsport2021
Vuelta 2021 – Pódio da Classificação Geral | Foto Luiz Angel Gomez Photogomezsport2021

Primoz Roglic – Dominante!

Se o azar de uma queda tirou Roglic e a Jumbo Visma da briga no Tour de France, na Vuelta a história foi outra. Roglic, ainda que tecnicamente com uma equipe menos forte do que no Tour, simplesmente sobrou na Vuelta. O esloveno de 31 anos venceu quatro etapas e terminou a Vuelta com quase cinco minutos de vantagem para o segundo colocado, o espanhol Enric Mas.

A vitória acachapante teve também o excelente trabalho da Jumbo Visma que em nenhum momento desviou o foco do título. Nada de queimar etapas com ciclistas na fuga ou luta por vitórias isoladas. Tudo foi meticulosamente seguido a risca para permitir que Roglic vencesse pela terceira vez a Vuelta. Ouvimos bem menos os nomes de Sepp Kuss, Steven Kruijswijk e Sam OOmen durante a Vuelta, mas seu trabalho foi fundamental e os três dentro do Top20 final.

Roglic agora deve disputar apenas mais duas provas na temporada, o Giro dell’Emília e a monumento Il Lombarida, mesmo o mundial nos Flandres foi deixado de lado. Fica a torcida para que Roglic consiga repetir no Tour ou no Giro de 2022 a performance da Vuelta.

Jakobsen o campeão da vida e por pontos

Vuelta 2021 – Festa da Deceuninck Quick Step | Foto Luiz Angel Gomez Photogomezsport2021

Quando Jakobsen surgiu na lista de ciclistas que disputaria a Vuelta, ficou para alguns a sensação de prêmio para aquele que sofreu mas não ao desempenho. Após três vitórias e dois segundos lugares, Jakobsen provou que está novamente em alto nível, ainda que apenas poder competir no ciclismo já seja uma vitória enorme para quem um ano atrás quase perdeu a vida. Toda a equipe Deceuninck Quick Step cruzando a chegada em último na penúltima etapa para garantir que Jakobsen não ficasse fora do tempo limite foi um dos momentos que o fã do ciclismo pode dizer: é por isso que amo o ciclismo.

Michael Storer e a DSM

Michael Storer, rei da montanha da Vuelta 2021 | Foto Divulgação
Michael Storer, rei da montanha da Vuelta 2021 | Foto Divulgação

Durante a temporada muitos brincaram com a DSM sendo uma equipe de nível continental no WorldTour. A conquista da camisa de montanha por Michael Storer com direito a duas etapas recolocou a equipe em destaque. Trabalho ótimo também de Romain Bardet, o francês renegado da Ag2r agora na DSM venceu uma etapa e foi vice campeão na camisa de rei da montanha.

Jack Haig, Gino Mader e a Bahrain

A equipe Bahrain foi provavelmente a que mais surpreendeu na temporada em termos de desempenho. Tanto que foi a “equipe da vez” a ser visitada pelo comissário de Marsellha durante o Tour de France que anualmente “dá uma geral” em uma equipe de ciclismo buscando doping. Não encontraram nada, mas se olhassem bem viriam que a equipe enfim se encontrou. Misturando a experiência de Damiano Caruso com a juventude de Gino Mader, Mark Padun e Jack Haig, a equipe bareinita foi figura presente nas fugas, ataques e disputas na Vuelta. O pódio na Vuelta, reflete esse momento de crescimento da equipe.

Equipe Bahrain Victorious | Foto Divulgação
Equipe Bahrain Victorious | Foto Divulgação

Entre os jovens até 25 anos, o suíço Gino Mader foi o melhor, suplantando o favoritismo do colombiano Egan Bernal. Mader trabalhou pelo resultado etapa a etapa e a virada veio na última etapa com subida, quando Bernal não conseguiu acompanhar o grupo perseguidor. Não será exagero algum apostar em Gino Mader para vitória em uma volta de uma semana em 2022.

EF Nippo

Se tem uma equipe em que o clima é de festa, o tempo todo é a Ef Nippo. E toda essa festa não tirou o objetivo de desempenhar um papel na Vuelta. E desde sua contratação a peso de ouro em 2019 junto a Astana, o dinamarquês Magnus Cort nunca entregou tanto. Foram três vitórias em etapas, um segundo lugar no contrarrelógio individual e diversos dias na fuga ou em ataques.

Magnus Cort o ciclista mais combativo da Vuelta 2021 | Foto Luis Angel Gomez Photogomespsort2021
Magnus Cort o ciclista mais combativo da Vuelta 2021 | Foto Luis Angel Gomez Photogomespsort2021

Usualmente o prêmio de ciclista mais combativo é dado a um ciclista espanhol, mas dessa vez foi incontestável que Magnus Cort foi o ciclista mais combativo da Vuelta!

El dia menos pensado – Movistar

A equipe Movistar nunca decepciona! Um dos maiores orçamentos do ciclismo na equipe mais antiga em atividade, é como a Ferrari ter um jejum de vitórias. E desde 2016 a Movistar não ganha agrande volta espanhola. Ao menos virou série da Netflix. Superman López venceu uma etapa épica no Altu d’El Gamoniteru, mas…

Vuelta 2021 - Etapa 18 Vitória de Superman López | Foto Luis Angel Gomez Photogomespsport2021
Vuelta 2021 – Etapa 18 Vitória de Superman López | Foto Luis Angel Gomez Photogomespsport2021

Claramente dividida entre buscar vitórias isoladas para seu ídolo Alejandro Valverde e escolher quem e como disputa a classificação geral, a Movistar erra sempre. Como errou ao dizer para Miguel Ángel López “esperar” e não seguir seu companheiro durante um ataque na etapa 20. Se por um lado o ataque não permitiu que Enric Mas vencesse ou diminuísse a vantagem de Roglic, por outro manter López atrás garantiu que o colombiano perdesse o pódio. Vendo o pódio escapar-lhe das mãos, Superman López parecia envolto em criptonita, ao sentar-se a beira da estrada desolado e abandonar a Vuelta.

Para 2022, uma certeza a Movistar garante, a presença do veterano Alejandro Valverde, treinando e renovado e para nós fica a torcida por mais uma temporada da série da Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

BMW apresenta e-bike capaz de chegar a 60km/h e ter autonomia de 300km!

Durante o Salão Internacional do Automóvel e Mobilidade em Munique na Alemanha, a BMW lançou uma e-bile e uma e-moto. Com estrutura semelhante mas propostas totalmente distintas a iVision Amby e a Vision Amby apesar do nome, foram concebidas por divisões diferentes da BMW. Com diversas funções inteligentes, chama atenção […]

Receba as novidades em seu e-mail