Nesta quinta feira a Specialized faz o lançamento mundial da nova versão da Nova Specialized Diverge 2021. Com versão totalmente revisada a bicicleta mais divertida do mercado foca ainda mais em potencializar o ciclismo do jeitinho que o brasileiro gosta, em todo terreno.
Nova Specialized Diverge 2021 – Expectativa e impressões iniciais
Apresentada por videoconferência, em função da pandemia do coronavírus, a Nova Diverge 2021 é uma proposta para tornar a bicicleta gravel ainda mais específica para a modalidade. As escolhas da equipe de Morgan Hill na Califórnia onde foi desenvolvida a bicicleta foram bastante ousadas.
Minha leitura, ainda sem ter andado na bicicleta, é que a Nova Diverge 2021 será mais reativa, mais confortável especialmente nas condições específicas do gravel, que por sinal é justamente o maior uso da bicicleta no Brasil: Estradões de Terra com subidas curtas e duras. Além disso algumas das atualizações permitirão maior agilidade em trilhas com curvas mais fechadas.
Suspensão Future Shock 2.0
Criada para a Paris Roubaix, a suspensão Future Shock 2.0 agora possui um amortecedor hidráulico com regulagem, herdado da Specialized Roubaix e da e-bike Creo-SL. A suspensão Future Shock 2.0 está disponível nos modelos S-Works, Pro, Expert e Comp Carbon, enquanto o Future Shock 1.5 nos modelos Comp E5, Sport e Base Carbon. A linha básica E5 e E5 Elite não dispõe de Future Shock.
O Future Shock 1.5 entrega 20mm de suspensão na frente da bike, dando ao ciclista mais controle e conforto em todo tipo de terreno. Sua localização na Bicicleta é fundamental para entregar amortecimento ao ciclista sem perda de rigidez ou performance no quadro. Future Shock 2.0 é o nosso modelo mais avançado. Além dos benefícios do Future Shock 1.5, o sistema hidráulico entrega ajuste de amortecimento tanto na compressão quanto no retorno. Há também um botão de ajuste da quantidade de amortecimento tornando a frente da bicicleta mais firmeou mais macia, se desejado.
Atualizações na geometria da Specialized Diverge 2021
O caminho para abrir as possibilidades que falei no parágrafo anterior passam obrigatoriamente pela atualização da geometria. A solução encontrada veio do MTB e do Cyclocross, um tubo superior ligeiramente mais longo (1), com a mesa um pouco mais curta permitindo agilidade em curvas. Para melhorar o ataque, o ângulo do tubo da caixa de direção ficou mais agressivo (2).
Para melhorar a pilotagem em terrenos mais lamacentos, o movimento central ficou 5mm mais alto (3) . Isso distancia um pouco mais a Diverge de uma estradeira (ou speed como alguns preferem), contudo ainda mantém a Diverge como uma das bicicletas gravel com o central mais baixo (o que favorece a pilotagem em velocidades maiores). E o tubo inferior do triângulo traseiro ficou ligeiramente mais longo (4).
O espaçamento para os pneus é uma das maiores preocupações do consumidor final, especialmente daqueles oriundos do MTB. A nova Diverge 2021 também foi pensada nesse sentido, aceitando pneus até 47mm com rodas 700 e até 2.1″ com rodas 650B (27.5″). Para conseguir esse espaçamento sem ter que alongar muito a traseira da bicicleta (chainstay) a Specialized optou por um design assimétrico fazendo um contorno diferenciado junto ao lado do pedivela.
Tudo isso em um quadro com peso abaixo de 1000g no caso da topo de linha Diverge S-Works que pesa toda equipada por volta de 8kg. Aliás, cabe aqui uma explicação sobre os diferentes tipos de carbono utilizados pela marca. Na linha Base e Sport o carbono é o Fact 8r, nos modelos Comp, Expert e Pro a trama de carbono é a Fact 9r com economia de peso na ordem de 200g enquanto a topo de linha S-Works salva 100g extras com o Fact 11r.
Complementos da Specialized Diverge 2021
O principal item que me chamou atenção na Diverge 2021 foi o guidão flare, ou seja seguindo o estilo do cyclocross onde o drop possui angulação que permite uma pegada mais aberta ao escalar. Outro detalhe está presente nas linhas com quadro de carbono S-Works (Fact 11), Expert e Sport (Fact 9r) é o recorte no tubo inferior (downtube) para receber o Swat, transformando o tubo em um excelente porta objetos e ainda mantendo a possibilidade de instalação de uma caramanhola.
No tubo superior junto a caixa de direção há um par de parafusos que permite a instalação tanto de uma bolsa Burra Burra como de uma caramanhola extra. Pensando no ciclo-turista e no aventureiro que precise levar mais itens, é possível acoplar racks de carga em pontos do quadro tanto no eixo traseiro como no eixo dianteiro.
Limite de Peso
Uma dúvida muito levantada nas redes sociais é acerca do limite de peso da bicicleta, a Specialized informa que toda linha Diverge tem limite de peso em 125kg ai já considerando o ciclista equipado. Sendo que o limite de peso para os racks é de 25kg no eixo traseiro e 15kg no eixo dianteiro.
Disponibilidade
A Nova Specialized Diverge 2021 já está disponível nas revendas brasileiras a partir de hoje. Faz parte da linha de aventura da Specialized a e-bike Creo SL que experimentei em 2019 e contei como foi:
Pelote experimentou a Turbo Creo SL a e-bike superleve da Specialized
Para maiores informações:
https://www.specialized.com/br/pt/