Wout van Aert vence Copa do Mundo de CX em Dublin

Luiz Papillon

Com um ataque matador após ter caído para décimo primeiro em função de um trapo que prendeu em sua roda, Wout van Aert venceu de forma quase humilhante pela Copa do Mundo de Cyclo-cross em Dublin.

Wout van Aert | Foto Jumbo Visma
Wout van Aert | Foto Jumbo Visma

“Foi uma corrida muito difícil para mim especialmente mental, eu finalmente consegui encontrar meu caminho . Ao final eu me senti bem após o problema mecânico e foi uma corrida longa. No final conseguir fazer a diferença nesse circuito tão duro. Foi um circuito muito duro e foi bom encontrar os fãs irlandeses e posso dizer que nunca perdi uma prova na Irlanda.” encerrou sorrindo Wout van Aert.

Copa do Mundo de Cyclocross – Dublin

A nona etapa da Copa do Mundo de CX foi uma estreia. Anunciada para  2020 no calendário do cyclo-cross, a etapa aconteceria no dia de São Patrício (St Patrick’s) devido a pandemia só este ano foi realizada a primeira edição. A organização escolheu o Sport Ireland Campus como sede e montou um circuito com muita lama.

O tempo frio contribuiu com uma nevasca noturna para deixar o visual ainda mais dramático.

Eli Iserbyt começou a prova em primeiro enquanto Wout van Aert e Tom Pidcock estavam um pouco mais para trás. Já durante a segunda volta Wout van Aert e Pidcock grudaram em Iserbyt e foram seguidos de perto por Michael Vanthourenhout.

No início da terceira volta, Wout van Aert escorregou e acertou a cerca, caindo para décimo primeiro. Na ponta o campeão mundial Tom Pidcock assumiu a liderança seguido pelo campeão europeu Michael Vanthourenhout. O grupo líder seguia com doze ciclistas e dessa vez Laurens Sweeck assumiria a liderança. Wout van Aert se recuperou e passou a segunda colocação perseguindo agora Tom Pidcock na quarta volta.

Trapo de mecânico fica preso na bicicleta de Wout van Aert

Trapo preso da bicicleta de Wout van Aert | Captura Transmissão
Trapo preso da bicicleta de Wout van Aert | Captura Transmissão

E na quinta volta, novo problema para Wout van Aert, um trapo voou dos boxes para a pista e travou sua bicicleta, o belga logo voltou e trocou a bicicleta perdendo muito tempo. Wout faria então uma perseguição enquanto na ponta o grupo tinha Tom Pidcock e Vanthourenhout liderando.

No final da quinta volta vimos Wout van Aert de volta ao grupo líder que agora tinha sete ciclistas liderados por Laurens Sweeck. Tom Pidcock perdeu um pouco de terreno enquanto na ponta  a sexta volta vimos Wou van Aert atacar antes do trecho de areia.

O campeão belga colocou uma passada duríssima e começou a conquistar uma vantagem definitiva. Na abertura da volta final, Van Aert tinha dez segundos para Laurens Sweeck e dezenove para o grupo de Vanthourenhout.

Wout van Aert venceu com quatorze segundos sobre Sweeck que segue líder da Copa do Mundo de CX.

  1. Wout van Aert
  2. Laurens Sweeck
  3. Tom Pidcock
  4. Lars van der Haar
  5. Michael Vanthourenhout
  6. Jens Adams
  7. Eli Iserbyt
  8. Pim Ronhaar
  9. Corné van Kessel
  10. Cameron Mason

Classificação da Copa do Mundo de CX

Com o segundo lugar e a regularidade na participação, Laurens Sweeck segue lider da Copa do Mundo a frente de Eli Iserbyt. Sem participar com constância, Wout van Aert tem 70 pontos em 17º lugar enquanto Tom Pidcock tem 73 e Mathieu van der Poel 80 pontos na nona colocação.

  1. Laurens Sweeck 266
  2. Eli Iserbyt 249
  3. Michael Vanthourenhout 225

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Rafael Andriato deixa de competir profissionalmente

Após 20 anos de ciclismo, Rafael Andriato deixa de competir profissionalmente. Dezenove vezes convocado para seleção brasileira, do menino disputando provas pelo Clube Maringaense ao experiente ciclista pela Swift Carbon passando por equipes profissionais como a Farnese Vini, Vini Fantini, Neri Sottoli e Wilier Triestina, Rafael Andriato venceu 4 provas na […]

Receba as novidades em seu e-mail