Após mais de dois meses de especulação, os boatos tornaram-se verdade. Em anúncio quase simultâneo, a equipe inglesa Ineos confirmou que não renovaria o contrato de Chris Froome e por outro lado a equipe Israel StartUp Nation anunciou sua permanência na equipe até o fim da carreira do britânico.
Em junho noticiamos a proposta que envolvia mudança imediata para a equipe israelense:
Chris Froome encerrará sua carreira na Israel StartUP Nation
Detentor de quatro títulos do Tour de France, um Giro d’Italia e duas Vueltas a Espanha, Froome de 35 anos é um dos ciclistas mais vitoriosos da história.
O contrato oficial será assinado apenas no dia 01 de agosto, onde se inicia o período oficial de transferências no ciclismo profissional, em acordo com as regra da União Ciclística Internacional (UCI).
“Esse é um momento histórico para a equipe ISN, para Israel, para o esporte israelense, nossos fãns ao redor do mundo e, sem dúvidas, para mim pessoalmente – um momento de enorme orgulho. Chris é o melhor ciclista dessa geração e irá liderar nosso time no Tour de France e nas grandes voltas. Esperamos fazer história juntos enquanto Chris persegue novas vitórias no Tour de France e grandes voltas, conquistas que o façam ser considerado o melhor ciclista de todos os tempos.” Disse, o sócio da equipe Sylvan Adams
A equipe Israel StartUp Nation evoluiu rapidamente de equipe continental para o WorldTour com a compra da Katusha ao final de 2019.
Froome esteve por dez temporadas na Ineos
Do lado da equipe Ineos, onde Froome esteve pelas últimas dez temporadas, a equipe anunciou que seu contrato não seria renovado e agradeceu pelos serviços prestados.
“O contrato de Chris Froome se encerra em dezembro e tomamos a decisão de não o tenovar. Nós estamos fazendo esse anúncio mais cedo do que o usual a fim de encerrar as especulações e permitir a equipe o foco na temporada que temos pela frente. Chris esteve conosco desde o princípio. Ele é um grante campeão e compartilhamos muitos momentos memoráveis pelos anos, mas eu acredito que é a decisão certa para a equipe e para Chris. Devido suas conquistas no esporte é compreensível que Chris queira uma equipe com liderança solo, o que para nós não é possível prover no momento.” Disse Sir Dave Brailsford, diretor da equipe Ineos.
“Foi uma década fenomenal com a equipe, nós conquistamos muito juntos em lembranças que levarei para sempre. Olho para frente para novos desafios enquanto chego a uma nova fase na minha carreira, mas nesse meio tempo meu foco é vencer o quinto Tour de France com a equipe Ineos” completou Chris Froome
Vitórias de Chris Froome
- 4 Tour de France (2017, 2016, 2015 e 2013)
- 2 Vuelta a Espanha (2017, 2011*)
- 1 Giro d’Itaia (2018)
- 3 Critérium du Dauphiné (2016, 2015, 2013)
- 7 Etapas no Tour de France