A campeã mundial de cyclo-cross venceu pelo terceiro ano consecutivo a prova de Zolder na Bélgica. Em uma prova muito movimentada, Brand venceu com a jovem Fem Van Empel em segundo e Annemarie Worst em terceiro.

Superprestige Cyclo-cross – Zolder
Com um circuito bem mais interessante e técnico, aconteceu hoje na Bélgica a etapa de Zolder pela Superprestige, a segunda série em importância após a Copa do Mundo. Cabe colocar que durante muitos anos Zolder recebeu a etapa do “boxing day” que acontece após o natal, porém em função de Dendermonde contar com patrocinadores mais fortes, a parte técnica ficou em segundo plano. Quem ganha é a Superprestige, série com 8 provas (para esta temporada a prova de Diegem foi cancelada).
Com trechos mais sinuosos e subidas e descidas mais naturais, a prova em Zolder exige dos ciclistas um nível maior de pilotagem.
Na elite feminina, Lucinda Brand venceu as edições de 2019 e 2020 e chegou como grande favorita. Marianne Vos com quatro vitórias desde 2012. Como esperado a campeã mundial assumiu a liderança com um ritmo muito forte. Após três voltas apenas a jovem Fem Van Empel conseguia acompanha-la. O esforço da jovem foi pago quando Brand cometeu um erro e Vam Empel assumiu a liderança na quarta volta. Brand logo se recuperou enquanto Van Empel parecia optar por manter-se na roda de Brand.
Na luta pelo terceiro lugar, um grupo seleto com Annemarie Worst, Blanka Vas, Shirin Van Anrooij e Denise Betsema duelavam com 10 segundos de desvantagem. Na abertura da última volta, Brand abriu para Vam Empel, quase como dizendo “não vou lhe levar de roda”, mas a jovem Van Empel não mudou o ritmo e Brand voltou a ponta.
No final, Brand tentou atacar nos trechos de subida mas não conseguia deixar a jovem de 19 anos para trás. A definição ficaria para o sprint. Apesar do esforço de Van Empel, Lucinda Brand mostrou porquê é a campeã mundial vencendo pela terceira vez consecutiva em Zolder.
- Lucinda Brand – 48:30
- Fem Van Empel –
- Annemarie Worst +0:11