A fuga venceu mais uma vez no Giro 2021, desta vez com o italiano Andrea Vendrame de 26 anos da Ag2r Citroen. Vendrame bateu seu companheiro de fuga Chris Hamilton da DSM no duelo um a um. Em terceiro completou o pódio o veterano italiano Gianluca Brambilla da Trek Segafredo. Porém Brambilla foi relegado e o pódio ficou com o neozelandês George Bennett da Jumbo Visma.
Giro 2021 – Etapa 12 – Siena a Bagno di Romagna – 212km
Pensou que teria refresco? Segunda semana duríssima no Giro 2021! Após a etapa “Strade Bianche” que rendeu críticas (em especial dos fãs da Deceuninck Quick Step) pela dureza dos trechos extensos em terra batida, hoje o Giro seguiu “na tocha”. Quatro subidas categorizadas sendo duas de segunda categoria em uma etapa de 212km e 4500m de subida acumulada.
Logo no início da etapa uma queda acabou por lesionar alguns ciclistas que tiveram que abandonar, além deles o desgaste tirou outros dois ciclistas:
- Alessandro De Marchi (queda e removido de ambulância)
- Kobe Goosens (queda)
- Marc Soler (queda)
- Gino Mader (queda)
- Alex Dowsett (problemas estomacais)
- Fausto Masnada (tendinite)
De Marchi precisou ser hospitalizado e foi diagnosticado com fratura na clavícula, seis costelas quebradas e duas vértebras torácicas fraturadas.
A fuga chegou na base do Passo del Carnaio, última subida do dia com doze minutos de vantagem para o pelote. Ficava claro que seria a sexta vitória da fuga em onze etapas com largada em massa (a primeira etapa foi um contra relógio individual). Na ponta cruzaram a frente Andrea Vendrame, George Bennett, Chris Hamilton e Gianluca Brambilla. A vitória seria de um dos quatro.
Enquanto o quarteto descia rumo a vitória, o pelote escalava Passo del Carnaio e Giulio Ciccone começou os ataques entre os favoritos. Restando 3km para o final, Chris Hamilton e Andrea Vendrame aceleraram enquanto Brambilla tinha dificuldades em perseguir.
No final Vendrame bateu seu companheiro de fuga Chris Hamilton da DSM no duelo um a um. Em terceiro completou o pódio o veterano italiano Gianluca Brambilla da Trek Segafredo. Porém Brambilla foi relegado e o pódio ficou com o neozelandês George Bennett da Jumbo Visma.
Poucas mudanças da classificação geral, destaque para Vincenzo Nibali e Giulio Ciccone que desceram bem demais a última montanha, provocando a queda de um motociclista da organização que tentava acompanha-los.