“Este foi o momento mais bonito que vivi na minha vida. Memórias, sacrifícios, orgulho,… Só sentimentos positivos. Estar sozinho naquele pódio com aquele troféu é o mais alto que já experimentei na minha carreira. E depois dividir o pódio com meus companheiros de equipe… tão lindo.” disse Remco Evenepoel, campeão da Vuelta 2022
Vuelta 2022 – Etapa final – Las Rozas – Madrid – 96,7km
“Memórias de todos os tipos passaram pela minha cabeça naquele momento, de todas grandes voltas que fiz, mas gostei muito. Eu tive também que enxugar uma lágrima aqui e ali, já passei muitas coisas como ciclista. Tudo tem que ter um começo e um fim e este é o fim para mim, é um sonho.” disse emocionado Alejandro Valverde.
Bala ainda recebeu homenagens no pódio, uma estátua em vidro feita por um dos patrocinadores da prova de vidro reciclado, vestiu a camisa dourada com a qual venceu a Vuelta em 2009, a camisa de campeão mundial de 2018 e finalmente a camisa especial que a Movistar fez para sua última prova.
Valverde ainda disputará as provas italianas e o Giro da Lombardia em outubro, na luta contra o rebaixamento da Movistar. Assim o ponto final na longa carreira ainda esperará.
Juan Sebastian Molano venceu sprint em Madrid
Protocolar mas nem tanto, a parti do momento em que Valverde encostou a prova começou para valer em um circuito dentro de Madrid. Curiosamente tinha uma curva a 180º extremamente mal posicionada que dificultava o contorno do pelote, ainda que apenas 50m adiante houvesse uma rotatória. Essa curva acabou servindo de ponto de partida para o sprint e o colombiano Juan Sebastian Molano (UAE) venceu batendo na chegada o dinamarquês Mads Pedersen e o alemão Pascal Ackerman, seu companheiro de equipe.
Remco Evenepoel é o primeiro belga a vencer grande volta em 44 anos
Mads Pedersen absoluto em pontos, Carapaz o rei da Montanha
EFE Javier Lizón