Dia da fuga no Tour com Ben O’Connor vencendo. Nairo Quintana é o novo rei da montanha.

Luiz Papillon

Vitória da fuga no Tour de France com o australiano Ben O’Connor vencendo pela equipe Ag2r. O italiano Mattia Cattaneo foi o segundo colocado seguido por Sonny Colbrelli da Bahrain Victorious. O colombiano Nairon Quintana foi destaque da etapa conquistando a camisa de rei da montanha do Tour de France.

Ben O'Connor vence no Tour de France |
Ben O’Connor vence no Tour de France |

Com o resultado, O’Connor sobe muito na classificação geral enquanto Tadej Pogacar segue líder.

Tour de France 2021 – Etapa 9 – Cluses a Tignes – 144.9km

A etapa 9 do Tour de France 2021 partiu de Cluses, capital mundial da manufatura de precisão. Cidade que foi por quase dois séculos especialista na usinagem de componentes para horologia e atualmente se destaca na usinagem e manufatura de peças de precisão para aeronáutica e setor automobilístico. A chegada foi em Tignes uma estância alpina formada após a inundação da cidade original para construção de um lago. Atualmente a cidade tem com foco no turismo, especialmente no esqui e produção de queijo.

Pela manhã em Cluses veio a confirmação do abandono tanto de Mathieu Van der Poel (leia aqui) como de Primoz Roglic (leia aqui). Na rota do dia, os organizadores do Tour de France colocaram cinco subidas categorizadas, sendo uma Especial(HC):

Etapa 9 do Tour de France 2021 | Arte A.S.O.
Etapa 9 do Tour de France 2021 | Arte A.S.O.

A largada teve muitos ataques com as equipes de velocistas tentando segurar a partida da fuga. Após a meta de Praz-sur-Arly, vencida por Sonny Colbreli, o pelote se dividiu e um grupo grande começou a escalada da Col des Saisies. Na escalada Wout Poels foi o primeiro no ataque seguido por Nairo Quintana. Logo o grupo se destacou com Quintana conquistando as metas de montanha.

Nairo Quintana, o rei da montanha

Na passagem pela Col du Pré, Nairo Quintana passou novamente na ponta conquistando virtualmente a camisa de rei da montanha. Restando pouco mais de 50km para o final, o trio com Sérgio Higuita, Ben O’Connor e Nairo Quintana liderava com 1:56 sobre Michael Woods. Um grupo grande seguia perto de 2:40 atrás e o pelote vinha a 8:20 atrás.

Com a passagem pelo Cormet de Roselend, Quintana já completava 30 pontos de montanha conquistados hoje.

Escalada a Tignes

Com 20,8km a escalada a Tignes é a segunda mais longa do Tour 2021 atrás apenas da primeira passagem pelo Mont Ventoux na 11ª etapa. Assim que começaram a escalada, Nairo Quintana sobrou e Ben O’Connor seguiu solo. Ao final O’Connor venceu solo com Mattia Cattaneo da Deceuninck Quick Step completando em segundo e uma surpresa, o velocista Sonny Colbrelli foi o terceiro pela Bahrain Victorious.

No grupo dos favoritos os ataques foram tímidos e Tadej Pogacar segue líder, agora com Ben O’Connor na segunda posição dois minutos atrás.

 

Classificação da Etapa 9 do Tour de France 2021

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Soudal troca a Lotto pela QuickStep

Após oito temporadas Kempen Soudal não renovará o patrocínio com a equipe belga Lotto. A empresa passará a patrocinar a rival QuickStep a partir de 2023. Quick Step Soudal em 2023? Tradicional fabricante de adesivos, espumas de poliuretano e silicones, a Soudal visa expandir a marca em território Francês com […]
Caleb Ewan e Sam Bennett no Tour de France 2020 | Foto A.S.O.

Receba as novidades em seu e-mail