Ciclista Colombiano, Miguel Ángel López é envolvido em caso de tráfico de medicamentos.

O colombiano Miguél Ángel López teve seu contrato suspenso pela equipe Astana assim que foi divulgada a mudança de testemunha para investigado em um caso de distribuição de medicamentos na Espanha. Contudo fontes junto a Guarda Civil espanhola confirmaram que Superman não está sob investigação.

Miguel Angel López é detido em Madid | Foto Ciclo 21
Miguel Angel López é detido em Madrid | Foto Ciclo 21

A investigação começou em Cáceres na regiào de Estremadura na Espanha onde o fisiologista local Marcos Maynar  fez do laboratório da Universidade de Extremadura um centro de doping. Por conta do flagrante feito em maio, Maynar foi acusado de tráfico ilegal de medicamentos.

Miguel Ángel López viajou da Colômbia para a Espanha onde estava pré-escalado para disputar provas como a Clássica de Villafranca e a Volta a Castilha e Leon como preparação a Vuelta que começa em 19 de agosto. Superman sabia da investigação onde inicialmente figurava como testemunha, mas ao desembarcar no aeroporto de Madrid, foi parado por agentes da Guarda Civil.

Hoje a Agência de Notícias Espanhola a EFE apurou com fonte anônima que a abordagem a López não encontrou nenhuma substância suspeita e que o ciclista NÃO está sob investigação.

Astana suspende Miguel Ángel López

Em comunicado por twitter, a equipe Astana suspendeu López de qualquer atividade junto a equipe enquanto as circunstâncias do caso não sejam esclarecidas.

Por meio de nota, os advogados de Miguel Ángel López declararam que o ciclista não tem nenhum envolvimento com doping ou substâncias dopantes.

Maynar é um velho conhecido do mundo do doping

Com doutorado em Fisiologia Metabólica do Ciclismo Profissional, Marcos Maynar esteve relacionado com diversas investigações sobre doping. Assim como outros médicos como Michele Ferrari ou Eufemiano Fuentes, Maynar estabeleceu uma rede muito restrita de dopagem o que sempre dificultou a investigação por parte das autoridades.

Marcos Maynar | Foto El Periodico de Extremadura
Marcos Maynar | Foto El Periodico de Estremadura

Maynar foi detido pela primeira vez em 2004 quando foram encontrados esteroides e anabolizantes na sua casa, acabou não sendo acusado. Maynar chegou a integrar o Centro Antidopagem da Espanha e foi suspenso em 2008 por dez anos pela FPC (Federação Portuguesa de Ciclismo) por participar do doping na equipe de ciclismo LA Alumínios, com a Fassa Bartolo. Entre as provas encontradas estava uma propaganda por email onde oferecia o serviço de realizar testes particulares com técnicas idênticas as utilizadas pela UCI para controle do passaporte biológico.

Em 2011 Maynar foi investigado por relação a um escândalo de doping no Remo em Viscaya. Nesse interim, Maynar sempre trabalhou como professor na Universidade de Estremadura, onde foi detido em maio. Desta vez as acusações envolvem tráfico internacional de medicamento controlado, crime contra a saúde pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Já em maio de 2022, Maynar foi novamente detido no laboratório da Universidade de Estremadura onde estaria comandando a rede ilegal de distribuição de medicamentos controlados.

Em todo esse tempo Maynar e seu irmão seguiram como professores na Universidade de Estremadura.

 

Atualização: Superman López teve contrato rescindido com base em seu envolvimento com o Dr. Maynar:

Equipe Astana rescinde contrato de Miguel Angel López por envolvimento em doping

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

A vitória francesa veio com Christophe Laporte!

Com um ataque no quilômetro final, Christophe Laporte venceu escapado na quinta vitória da Jumbo Visma no Tour de France 2022. Jasper Philipsen da Alpecin foi o segundo e Alberto Dainese o terceiro. Tour de France 2022 – Etapa 19 – Castelnau-Magnoac a Cahors – 188.3km Praticamente decidido, o Tour […]

Receba as novidades em seu e-mail