Tour Down Under abre temporada 2023 de ciclismo profissional

Luiz Papillon

O Santos Tour Down Under começou na madrugada deste sábado para domingo na Austrália com a disputa feminina. Na madrugada desta terça começa a disputa masculina. A disputa masculina terá transmissão para o Brasil pela plataforma Star+.

Tour Down Under Feminino

O Womens World Tour ou WWT como é abreviado, começou com vitória da Polonesa Daria Pikulik da equipe Human Powered Health em um sprint batendo Clara Copponi da FDJ. Já na madrugada de hoje, a australiana Alexandra Manly venceu a chegada em sprint de subida com um grupo de dezesseis ciclistas batendo Georgia Williams da EF.

  1. Alexandra Manly – Jayco AlUla
  2. Georgia Williams – EF Tibco-SVB
  3. Nina Buijsman – Human Powered Health
Alexandra Manly vence no Tour Down Under
Alexandra Manly vence no Tour Down Under

Hoje o Tour Down Under feminino termina largando de Adelaide com final em Campbelltown em uma etapa de 93.2km.

Touw Down Under

O WorldTour começa efetivamente na madrugada desta terça feira em Adelaide. A disputa em cinco etapas nos arredores de Adelaide terá nomes como o vencedor do Giro 2021 Jay Hindley e o vencedor do Tour de France 2018, Geraint Thomas. Além deles o veterano Chris Froome, tetracampeão do Tour estará na disputa, embora o britânico não tenha uma performance em alto nível desde seu acidente em 2018.

Geraint Thomas e Chris Froome | Foto Tim de Waele - Getty
Geraint Thomas e Chris Froome | Foto Tim de Waele – Getty

Entre as novidades, destacamos o australiano Jay Vine que dois anos atrás estava disputando o campeonato de ciclismo virtual e agora chega para liderar a equipe UAE Team Emirates nessa prova.

Ethan Jayter, Jay Vine e Jai Hindley entre os favoritos

Começo de temporada é sempre complicado apontar favoritismo, mas usando o final do ano passado como termômetro, esperamos Ethan Hayter (Ineos), Jay Vine (UAE) e Pello Bilbao (Bahrain) lutando contra Jai Hindley e sua forte Bora.

Nas etapas de sprint como a de hoje o favorito é Caleb Ewan, porém o australiano não compete pela sua equipe regular e sim pela seleção australiana, o que abre espaço para outros ciclistas como o também australiano Kaden Groves que estreia pela Alpecin e Hugo Hofstetter pela Arkéa. Como sempre os comentaristas destacam um velocista precisa de um bom trem de embalada e para 2023 olho na Intermarché com ciclistas muito fortes na embalada, então Gerben Thijssen passa a ser um nome para pódio em sprints.

A transmissão do Tour Down Under para o Brasil é dos canais ESPN e estará disponível na plataforma Star+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Nacionais de Cyclo-cross sem grandes surpresas tem Vanthourenhout e Van der Haar como destaques

Durante o final de semana aconteceram a maioria dos campeonatos nacionais de cyclo-cross visando o mundial que acontece dia 05 de fevereiro em Hoogerheide nos Países Baixos. Lars van der Haar e Puck Pieterse são campeões neerlandeses Impossível falar do campeonato neerlandês sem lembrar que Mathieu van der Poel não […]
Michael Vanthourenhout vence campeonato Belga

Receba as novidades em seu e-mail