Alessandro Covi vence e Jai Hindley assume a maglia rosa no penúltimo dia do Giro!

Luiz Papillon

Em mais uma vitória da fuga, o italiano Alessandro Covi da equipe UAE Team Emirates venceu a etapa 20 do Giro d’Italia em Marmolada. Mas a emoção ficou no grupo de favoritos, por mais que a Ineos tentasse controlar, a Bora conseguiu trabalhar e Jai Hindley atacou nos 3km finais para assumir a liderança do Giro!

Alessandro Covi vence no Giro d'Italia | Foto RCS
Alessandro Covi vence no Giro d’Italia | Foto RCS

A exceção de um desempenho desastroso amanhã no contrarrelógio individual, Jai Hindley será o primeiro australiano a vencer o Giro d’Italia. Essa é a segunda vez que Hindley veste a maglia rosa na penúltima etapa do Giro, o mesmo aconteceu em 2020. Contudo no contrarrelógio o britânico Tao Geoghegan Hart conseguiu desempatar a diferença a seu favor. Amanhã será a vez de Richard Carapaz tentar tirar 1:25.

Giro d’Italia 2020 – Etapa 20 – Belluno a Marmolada – 168km

A última etapa em linha do Giro d’Italia 2022 partiu de Belluno as margens do lago Fedaia, o destino foi a base do maciço de Marmolada nas Dolomitas onde está a passagem Fedaia as margens da represa de Fedaia. No trajeto três subidas colossais, primeiro os ciclistas encaram o Passo de San Pellegrino (que dá o nome a famosa água mineral), na sequência passaram pelo Passo Pordoi a 2239m de altitude e mais alta subida desta edição do Giro, que recebe o prêmio de montanha dobrado, o Cima Coppi. Nessa passagem, está o monumento a Fausto Coppi.

Cima Coppi, homenagem a um dos maiores ciclistas de todos os tempos: Fausto Coppi

giro-coppi
Fausto Coppi troca a caramanhola com o adversário Gino Bartali

 

Tido como um dos melhores ciclistas de todos os tempos, Coppi foi cinco vezes campão do Giro, duas vezes do Tour, vencedor de nove Monumentos (MSR, Paris Roubaix, Giro di Lombardia), campeão mundial e recordista da hora. Coppi morreu em 1960 aos 40 anos em decorrência de malária. Coppi protagonizou memoráveis duelos com Gino Bartali e que renderam uma das mais divulgadas fotos de ciclismo da história, saiba mais aqui.

Fuga grande foi permitida no início da etapa

A etapa começou com pensamento na classificação geral, com o equatoriano Richard Carapaz (Ineos) liderando a competição com três segundos de vantagem sobre o australiano Jai Hindley (Bora) enquanto o espanhol Mikel Landa estava 1:04 atrás de Carapaz. Uma fuga grande foi permitida no início com nomes sem risco para a classificação geral como o italiano Giulio Ciccone, o belga Mauri Vansevenant e o neerlandês Mathieu van der Poel. O grupo de quinze ciclistas escalou o Passo de San Pellegrino com cinco minutos de vantagem sobre o pelote.

O italiano Davide Formolo foi o primeiro no Passo San Pellegrino, já na Cima Coppi, o grupo líder foi reduzido teve Alessandro Covi conquistando o prêmio com Giulio Ciccone e Davide Formolo na sequência. Covi atacou na descida e abriu dois minutos de vantagem para a perseguição com oito ciclistas (Formolo, Ciccone, Kamna entre eles). Atrás o pelote seguia a 6:11. O choque entre titãs seria no Passo Fedaia.

Enquanto Covi escalava com um minuto de vantagem para Domen Novak, os favoritos começaram a forçar o ritmo nos quilômetros finais. Restando 3km, Pavel Sivakov puxava o grupo de favoritos com Carapaz, Hindley e Landa. A estratégia da Bora começou a trabalha com Lennard Kamna que estava na fuga esperando e puxando Hindley. O ritmo colocado pelo alemão foi fundamental para quebrar Carapaz e Hindley assumiu a ponta.

Hindley foi alcançando um a um os sobrados da fuga e colocando uma vantagem importantíssima sobre Carapaz. Covi venceu com Domen Novak (Bahrain) em segundo e Giulio Ciccone (Trek) em terceiro. Todos os olhares passaram para o australiano Jai Hindley e quanto tempo ele conseguiria colocar em Carapaz.

 

 

 Classificação do Giro d’Italia 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jai Hindley vence o Giro d'Italia 2022

Com muita festa Jai Hindley venceu o Giro d’Italia 2022. Tendo no bolso a sólida vantagem de 1:25 conquistada ontem, Hindley pilotou para um 15º posto na etapa. O campeão italiano Matteo Sobrero foi o melhor na etapa com dois neerlandeses no pódio, Thymen Arensman e Mathieu van der Poel. […]
Jai Hindley vence o Giro 2022 | Reprodução RAI

Receba as novidades em seu e-mail