Richard Carapaz é campeão olímpico em Tóquio!

Luiz Papillon

O segundo ouro da história do Equador veio hoje no ciclismo de estrada! Richard Carapaz atacou, liderou e no autódromo de Fuji deu seu último ataque para chegar solo após 234km de prova e conquistar o sonhado ouro Olímpico! No sprint Wout van Aert conquistou a medalha de prata batendo Tadej Pogacar que ficou com o bronze.

Richard Carapaz campeão Olímpico | Captura TV
Richard Carapaz campeão Olímpico | Captura TV

Tem que acreditar não? Tenho trabalhado muito para chegar aqui, é algo enorme para mim. Simplesmente obrigado por todo apoio a quem verdadeiramente me deu a mão! Richard Carapaz

 

 Ciclismo de Estrada: Prova de Resistência 234km

O ciclismo como disputado no Tour de France e Giro d’Italia é uma das modalidades mais antigas nos jogos olímpicos tendo sido disputado desde 1896. Agora a participação dos ciclistas profissionais aconteceu apenas a partir de 2000. Largando do Musashinonomori Park a prova contou com 4.865m de altimetria acumulada.

Ao todo foram cinco subidas categorizadas com destaque para a subida ao monte Fuji e a duríssima passagem de Mikuni para finalizar no autódromo de Fuji.

Perfil Prova de Estrada Toquio 2021
Perfil Prova de Estrada Toquio 2021 | COI

Entre as diferenças para as provas de ciclismo que acompanhamos usualmente no WorldTour (Circuito Mundial), nos jogos olímpicos o rádio não é utilizado. O número de participantes é menor, 130 ao invés de 184 o que muda radicalmente o controle da prova pelo pelote. Mesmo no número de carros de apoio é limitado, obrigando as seleções com menor número de ciclistas a compartilharem o carro de apoio.

Após a largada a fuga inicial se formou com oito ciclistas e assim se manteve até o início da subida de Deushi:

  • Juraj Sagan – Eslováquia
  • Michael Kukrle – Rep. Checa
  • Michael-Eduard Grosu – Romênia
  • Orluis Aular – Venezuela
  • Paul Daumont – Burkina Faso
  • Elchin Asadov – Azerbaijão
  • Polucronis Tzortzakis

O azeri Elchin Asadov foi o primeiro a sobrar da fuga, na marca de 48km de prova. Logo a seguir caíram Geraint Thomas e Tao Geoghegan Hart. A fuga foi reduzida a cinco ciclistas e o pelote vinha a 16 minutos. Durante a escalada ao Fuji Sankoru a fuga perdeu começou a perder sua vantagem então em 11 minutos.

Últimos 50km de prova!

Antes da subida a Mikuni Pass os ataques começaram no pelote com Remco Evenepoel, restando 50km para o final a fuga foi neutralizada e novos ataques, desta vez com Tadej Pogacar, o campeão do Tour de France assumia a ponta com Brandon McNulty e Michael Woods.

Atrás principalmente os belgas com Wout van Aert perseguiam de muito perto. O ataque seguinte veio com o equatoriano Richard Caraapz que assumiu a liderança levando consigo McNulty. A dupla obteve cerca de 25 segundos de vantagem para o primeiro grupo perseguidor, liderado por Wout Van Aert e Tadej Pogacar.

Carapaz e McNulty se revezaram na ponta até entrar no autódromo de Fuji a 6km do final. Logo no princípio da volta no autódromo, Carapaz atacou e deixou McNulty para trás. Na entrada da reta do circuito de Fuji, Carapaz levava 40 segundos de vantagem para o grupo perseguidor. O Ouro olímpico tinha dono!

No final a decisão pela medalha de prata ficou entre Tadej Pogacar e Wout Van Aert com vantagem para o belga que no sprint ficou com a medalha de prata. O bicampeão do Tour de France completou o pódio pela Eslovênia ficando com o Bronze.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

A glória Olímpica para a matemática austríaca que não disputa o ciclismo profissional!

Todo mudo gosta de vitória da fuga, e quando ela acontece nos jogos olímpicos com uma fuga que partiu da largada? E foi assim que a austríaca Anna Kiesenhofer de 30 anos de idade conquistou a glória olímpica. Anna esteve na fuga com cinco ciclistas que partiu na largada, deixou […]
Anna Kiesenhofer vence Olimpíadas em Tóquio | Foto Reuters: Michael Steele

Receba as novidades em seu e-mail