Tom Pidcock é Campeão Mundial de Cyclo-cross!

Luiz Papillon

Campeão olímpico do MTB XCO em 2021, Tom Pidcock venceu o mundial de Cyclo-cross! Desde a primeira volta o jovem britânico de 22 anos se destacou e na terceira volta lançou um ataque para não mais ser alcançado. Atual campeão europeu, o neerlandês Lars van der Haar conquistou a prata batendo Iserbyt no sprint.

Tom Pidcock Campeão Mundial de Cyclo-cross | Captura TV
Tom Pidcock Campeão Mundial de Cyclo-cross | Captura TV

Mundial de Cyclo-cross em Fayetteville

A cidade de Fayetteville no Arkansas recebe o Campeonato Mundial de Cyclo-cross. Situada no meio oeste estadunidense no Arkansas a região tem o patrocínio da maior empresa familiar do mundo, a Walmart. A participação dos bilionários Walton veio por intermédio do organizador Brook Watts que conseguiu o apoio dos irmãos Tom e Stuart Walton e um apoio de U$ 70 milhões para o desenvolvimento do ciclismo na região, que é uma das mais pobres dos EUA.

Em outubro a cidade já havia recebido uma etapa da Copa do Mundo de Cyclocross. Ciclistas de mais de 30 países disputam até domingo um lugar no pódio em sete eventos:

  • Sexta-Feira: Team Relay – Equipes Mistas
  • Sábado 14h – Feminino Júnior
  • Sábado 16h – Masculino Sub-23
  • Sábado 17h30 – Feminino Elite
  • Domingo 14h – Masculino Júnior
  • Domingo 16h – Feminino Sub-23
  • Domingo 17h30 – Masculino Elite

O Circuito de Fayetteville de Cyclo-cross

O percurso de 3km no Centennial Park oferece um nível alto de desafios com uma construção em meio a floresta das montanhas Ozark numa mistura de natureza com obstáculos artificiais. Confira o vídeo da volta completa que começa propositalmente em um trecho de reta, para então ter uma sequência com curva suave e acentuada para afinar o pelote para o trecho de longa descida.

Tom Pidcock é Campeão Mundial de CX

Com ritmo intenso a prova começo com um grupo maior se segurando na ponta. No final da primeira volta Tom Pidcock já saltou para a ponta e teve resposta da marcação intensa dos belga. O francês Clemént Venturini que compete regularmente na estrada pela Ag2r liderou pela segunda volta. E o grupo líder tinha cerca de dez ciclistas.

Os belgas optaram por revezar ataques na ponta, Tom Pidcock respondia a todos ataques e na quarta volta Pidcock aproveitou uma hesitação do belga para atacar. Com um ritmo intenso, Pidcock abriu dez segundos para o segundo colocado passada metade da prova.

Tom Pidcock @Belga
Tom Pidcock @Belga

Atrás, os belgas mesmo se revezando não conseguiam deixar Venturini e o neerlandês Lars van der Haar para trás. Durante a sétima volta, já 30 segundos atrás de Pidcock, Lars van der Haar saltou para a segunda posição e passou a tentar escapar do grupo perseguidor. Na abertura da última volta, Pidcock levava 30 segundos sobre Lars van der Haar e Eli Iserbyt.

Van der Haar testava Iserbyt nas subidas e sentia que o belga não conseguia acompanhar seus ataques, mas no final Iserbyt tentou surpreender o neerlandês. Van der Haar então ficou na posição confortável na roda do belga para lançar o sprint na chegada e conquistar a medalha de prata.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Étoile de Bessèges 2022

Disputada em cinco etapas a partir desta quarta feira, a Étoile de Bessèges 2022 é o início de temporada para nomes como Richard Carapaz e Filippo Ganna. Etoile de Besseges 2022 A prova criada em 1971 por Roland Fangille, a “Estrela” de Besseges começou como uma clássica mas em 1974 […]
Etoile de Bességes 2022

Receba as novidades em seu e-mail