Aproximadamente 1.400 atletas fizeram da cidade mineira de Itanhandu a capital do mountain bike brasileiro no último domingo (18/03), durante a primeira etapa da Oggi Big Biker Cup. Uma das competições mais tradicionais do país, a prova foi vencida na Elite por Hallyson Ferreira e Luciene Ferreira da Silva – e ainda sagrou Bruno Lemes e Sofia Subtil como Rei e Rainha da Montanha.
Ao todo, a primeira etapa contou com 39 categorias divididas em três trajetos diferentes. Na Agile Pro foram 93km, na Agile Sport 66km e a Light com 24km, voltada para iniciantes. Por conta da chuva no sábado, o percurso estava com bastante lama, o que só deixou a disputa ainda mais desafiador com o forte calor que fez no Sul de Minas durante o domingo.
Na Elite masculina, a disputa foi extremamente acirrada. Durante praticamente todo o percurso, os atletas Bruno Lemes (Squadra Oggi), Hallyson Ferreira (Tropix Factory Racing) e Hugo Prado Neto (Specialized Oce Powerhouse) se mantiveram destacados. No fim, os quatro primeiros colocados chegaram com uma diferença de impressionantes 2 segundos, com Hallyson fechando a prova em 3h13min44seg.
A Elite feminina também teve um trio destacado, contadno com Luciene Ferreira, Daniles Ferreira e Sofia Subtil. No fim, vitória para a atleta de Pindamonhangaba com 23 segundos de vantagem sobre a vice-campeã.
Prêmio Rainha e Rei da Montanha
Outra disputa bem interessante foi a premiação de Rei e Rainha da Montanha do Oggi Big Biker Cup, em que os atletas que fizessem a subida de 10,3km no menor tempo seriam coroados. Uma iniciativa da marca de pneus Kenda, a disputa foi extremamente acirrada e a vitória foi conferida através das contas do Strava.
No fim, Bruno Lemes foi coroado o Rei da Montanha e Sofia Subtil foi coroada a Rainha da Montanha. Cada um recebeu R$ 500,00 oferecidos pela Kenda.
Além da premiação para Elite, a marca taiwanesa também valorizou os atletas amadores e iniciantes. As categorias Sport e Light também tiveram seus Reis e Rainhas da Montanha: os da categoria Sport receberam R$ 500,00 cada um, enquanto os da categoria Light receberam um par de pneus Kenda Karma 29X1.9 cada.
Diversão para o público infantil
No sábado, antes da prova pricipal do Oggi Big Biker Cup, foi a vez das crianças participarem da prova: o tradicional Biguinho dominou a região central de Itanhandu. Em diversas categorias, mais de 200 crianças participaram de disputas em que todas foram premiadas com medalhas, desde a categoria com rodinhas/balance bike.
O evento
Além das competições nas diveras categorias, a primeira etapa do Oggi Big Biker contou com uma grande estrutura na região central de Itanhandu. A Oggi levou a linha 2019 das mountain bikes, com um estande que chamou a atenção dos participantes.
A Kenda também ofereceu suporte aos atletas, como a calibragem e manutenção nos pneus e câmaras de quem competiu.
A classificação completa de todas as categorias pode ser vista em http://bigbiker.com.br/.
Classificação final Elite masculina
1 – Hallyson Ferreira (Tropix Factory Racing) – 3h13min44seg
2 – Felipe Paixão (Taubaté/Ekoi) – 3h13min45seg
3 – Bruno Lemes (Squadra Oggi) – 3h13min45seg
4 – Hugo Prado Neto (Specialized Oce Powerhouse) – 3h13min46seg
5 – Flávio Cardoso (Funvic Pindamonhangaba) – 3h16min37seg
Classificação final Elite feminina
1 – Luciene Ferreira da Silva (Funvic Pindamonhangaba) – 3h58min28seg
2 – Danilas Ferreira da Silva (Tropix Factory Racing) – 3h58min51seg
3 – Sofia Subtil (4Fun) – 3h58min53seg
4 – Paula Gallan (Squadra Oggi) – 4h15min08seg
5 – Priscila Biazotti (Jundiaí/First Bikes) – 4h16min45seg