E quando o milagre acontece? Stig Broeckx e sua recuperação viram documentário!

Luiz Papillon

Você talvez não lembre, mas em 2016 a moto da organização derrubou uma série de ciclistas na Volta a Bélgica, falamos por aqui. Stig Broeckx então na Lotto Soudal e hoje com 28 anos levou a pior pela segunda vez. Ainda naquele princípio de temporada ele foi atropelado por uma moto na KBC, a segunda queda foi muito mais séria. Em coma induzido foi operado duas vezes para aliviar a pressão de edemas sobre seu cérebro e alguns portais chegaram a noticiar sua morte. O estado de seu cérebro era tão grave que os médicos quase descartaram que pudesse ter uma vida normal. A rede de TV belga Vlaamse ou VRT lançou um documentário sobre a recuperação milagrosa de Stig.

O produtor Eric Goens acompanhou um ano de reabilitação e produziu o documentário Bargoens. O episódio que abre a segunda temporada conta um pouco da recuperação de Stig Broeckx. A série Bargoens conta oito histórias de mundos completamente diferentes. São lutas pro reconhecimento, liberdade ou pela recuperação.

“Eles pensaram que ele permaneceria em estado vegetativo. Foi tão ruim que disseram para encontrar uma casa de repouso ou algo assim.” disse Marie-An Slegers, mãe de Stig.

Apoio da família tem sido fundamental para Stig Broeckx

Stig teve o apoio da namorada e de seus pais, levaram meses para a primeira reação que foi uma piscada, depois mexer o polegar e a cada nova reação como numa criança a alegria da meta foi contagiando a todos que o acompanhavam. A reabilitação segue e tudo que ele quer é poder fazer as coisas do dia a dia o mais “normal” possível. No natal de 2017 Stig voltou para casa. Ilse Bosman, chefe de fisioterapia do centro de reabilitação de Pelt se impressionou com Stig:

“No primeiro dia ele foi muito mal. Na época eu não achava que ele conseguiria se reabilitar, agora acho que isso é um milagre!”

Segundo Stig andar de bicicleta ainda esta muito difícil, mas é preciso um passo de cada vez. No documentário podemos ver brevemente alguns dos exercícios de recuperação, sua mãe sempre emocionada e ainda a dificuldade de fala de Stig. Mas o melhor e mais milagroso é ele estar andando e podendo se comunicar. O documentário esta restrito geograficamente a Bélgica e pode ser visto no link abaixo:

https://www.vrt.be/vrtnu/a-z/bargoens/2/bargoens-s2a1/

Mas o impossível as vezes acontece e adiantei aqui no pelote ano passado. Stig postou uma foto pedalando!

http://www.pelote.com.br/stig-broeckx-posta-foto-pedalando-dois-anos-apos-sair-de-coma/

 

 

 

 

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Volta aos Emirados Árabes começa amanhã em Dubai!

Segunda volta de uma semana do circuito mundial da temporada a Volta aos Emirados Árabes Unidos  ou UAE Tour começa neste domingo 24/02. A prova é a fusão de duas voltas curtas que aconteceram até ano passado a Volta a Dubai e a Volta a Abu Dhabi. As 20 equipes […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: