Não fo-de Zé!

José Fucs, colunista da Época publicou em sua coluna as “7 barbaridades de Fernando Haddad que Jamais Esqueceremos”.

Logo na primeira, o autor questiona as ciclovias criadas pelo prefeito petista “ A criação das piores ciclovias do mundo”, eu não sou apoiador de Haddad, muito pelo contrário sou crítico feroz, mas sejamos um pouco razoáveis ao ver e julgar as ciclovias.

Primeiro convido o leitor a ver a publicação taxada por alguns como “mais extremista contra o prefeito” que é a revista Veja e sua avaliação das ciclovias:

 

http://vejasp.abril.com.br/materia/ciclovias-zona-norte

http://vejasp.abril.com.br/materia/ciclovias-zona-leste

http://vejasp.abril.com.br/materia/ciclovias-zona-oeste

http://vejasp.abril.com.br/materia/ciclovias-zona-sul

http://vejasp.abril.com.br/materia/ciclovias-centro

Como pode-se ver na avaliação de Veja, as ciclovias de São Paulo tem ótimas notas, obviamente não são todas perfeitas, algumas soluções talvez careçam de correção ou maior planejamento mas de um modo geral o ciclista urbano esta muito melhor servido na cidade.

E maus exemplos são encontrados em qualquer local, veja essas “obras primas” da engenharia em Londres:

london1 london2 london3

 

Então destaco que muitas vezes o urbanista ou mesmo o “estagiário da CET” faz o possível e não o melhor pois a cidade não é projetada do zero, e sim mutante a cada hora e com milhares de necessidades distintas.

 

Aqui tem um vídeo do Bikelegal da ótima ciclovia Berrini:

As ciclofaixas pintadas, são ruins não pela tinta que vai sobre ela mas sim pelo asfalto que originariamente está no local, os buracos, bocas de lobo mal dispostas, tudo isso vem de uma falta de padrão na correção de buracos, ajustes de bocas de lobo e técnica empregada no asfaltamento. Apenas para comparação saca aqui a técnica para ajustar bueiros na Alemanhã e pense como é aqui:

Então, o problema esta mais embaixo, se você acha que o Haddad tem culpa por não arrumar o asfalto antes de fazer a ciclovia ou mesmo por estabelecer a mobilidade por bicicletas como uma bandeira da administração, você tem todo direito de reclamar e protestar, agora dizer que são as piores ciclovias do mundo? Ai há um exagero claro e evidente.

Convido o leitor a conhecer o tópico “Ciclovias” em nosso fórum de discussões onde temos diversas imagens e comentários de ciclista para ciclista.