Dalamaria é ouro no Pan-Americano! Brasileiros vão bem em Lima

Luiz Papillon

O Pan-Americano de ciclismo em Lima no Peru segue até domingo e a Seleção Brasileira obteve nesta sexta uma medalha de ouro com Fabio Dalamaria na prova por pontos.

Fabio Dalamaria é campeão Pan-Americano de Eliminação | Foto Federação Peruana de Ciclismo
Fabio Dalamaria é campeão Pan-Americano de Eliminação | Foto Federação Peruana de Ciclismo

Convocada no mês passado a seleção brasileira pôde treinar no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro para se preparar para o Pan-Americano e essa preparação trouxe resultados. Fabio Dalamaria venceu a disputa por pontos com 33 pontos a frente de Michael Foley (Canada) e Joran Parra (Colômbia). A última conquista na prova por pontos pelo Brasil havia sido em 2000 com Hernan Quadri Junior.

Wellyda dos Santos ficou em sétimo lugar na disputa vencida por Joseph Amber de Barbado. Na prova masculina, Kacio Fonseca foi 11º, na disputa de eliminação Nicolle Borges foi a 8ª. Na velocidade masculina, destaque para João Vitor que foi eliminado nas quartas de final por Nicholas Paul, um dos favoritos ao ouro.

Disputa de prova de eliminação | Foto Federação Peruana de Ciclismo
Disputa de prova de eliminação | Foto Federação Peruana de Ciclismo

Pela disputa de Omnium, Alice Melo foi quarta colocada na disputa por pontos. O Pan Americano de pista continua hoje com duas sessões de disputa a partir das 12h e as 18h com transmissão ao vivo pelo Facebook.

O que é o ciclismo de pista

Uma das modalidades que mais medalhas olímpicas distribui o Ciclismo de Pista sempre fornece disputas dinâmicas e com boa plástica para TV. A UCI e a Discovery organizam a UCI Track Champions League com cinco rodadas transmitidas pela TV com sucesso na Europa. No Brasil sempre reclamamos da falta de estrutura para treinamento e disputas no velódromo, mas agora isso não é tanto realidade. Com o moderníssimo Velódromo Olímpico no Rio de Janeiro e outros velódromos importantes em funcionamento, a necessidade de incentivo vem da organização de mais disputas e divulgação de provas e resultados.

Podemos separar as disputas na pista em duas categorias, de velocidade ou resistência. A velocidade inclui velocidade por equipes, velocidade individual e Keirin. Enquanto as disputas de resistência são a perseguição por equipes, o omnium e o madison. Conheça cada uma delas:

Velocidade Individual (Sprint)

É uma disputa entre dois ciclistas em três voltas onde por muitas vezes há uma tensão entre quem será o ciclista a começar a correr protagonizando momentos de disputa psicológica onde o ciclista fica parado (track stand) esperando que o adversário o ultrapasse. Isso se deve ao fato do ciclista que está atrás no momento do ataque final, ter vantagem em aumentar a velocidade surpreendendo o que vai a frente. Vence o ciclista que cruzar a terceira volta na frente. Nas finais ocorrem duas disputas, uma pelo terceiro lugar e outra para definição do campeão e vice.

Velocidade por Equipes (Team Sprint)

A disputa é semelhante, porém sem a parte neural pois cada equipe (duas ciclistas no feminino e três no masculino) aceleram por três voltas cada. A cada volta o primeiro da equipe deixa a ponta para ficar por último. A equipe vencedora é a que obtiver o menor tempo, em caso de empate o desempate se dá pelo tempo na última volta.

Keirin

O tradicional Keirin disputado no Japão e Coreia do Sul, desde o pós guerra (1948), foi introduzido pela primeira vez nos jogos de Sidney em 2000. Sete ciclistas seguem uma moto (chamada Derny) por 750m antes de efetuarem um ataque nos últimos 250m, a moto acelera gradualmente até 50km/h, vence o ciclista que cruzar primeiro a chegada.

Keirin nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres | Foto Divulgação
Keirin nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres | Foto Divulgação

Perseguição por Equipes (Team Pursiuit)

Cada equipe de quatro ciclistas larga em lado oposto do velódromo e vence a equipe que alcançar seu oponente ou completar a distância no menor tempo. A disputa tem 4.000m totalizando 16 voltas na pista de 250m.

Madison

A disputa de Madison originalmente era apenas masculina e foi disputada pela primeira vez em Pequim 2008. Contudo pela questão de igualdade de gêneros foi retirada de Londres 2012 e agora retorna a Tóquio 2020, desta vez disputada no masculino e feminino.  É uma disputa por duplas de ciclistas e vence aquela que obter a maior quantidade de pontos acumulados.

Essa disputa de 50km (200 voltas) para homens e 30km (120 voltas) para mulheres envolve duplas de ciclistas onde um ciclista acelera na parte de cima e o outro descansa por 20 voltas e depois lança o companheiro para a pista e descansa, a cada 10 voltas acontece um sprint valendo a mesma pontuação que a corrida por pontos:

  1. 5 pontos
  2. 4 pontos
  3. 2 pontos
  4. 1 ponto

Na volta final a pontuação é dobrada (10,6,4 e 2 pontos), a pontuação por dar uma volta é 20 pontos e uma equipe que sofre a perda de volta tem 20 pontos deduzidos da pontuação. A equipe vencedora é aquela com o maior número de pontos ao final, em caso de empate a posição na última volta.

Omnium

É um evento combinado, assim como o decatlo ou pentatlo e nos jogos de Tóquio terá sua disputa em quatro modalidades (ante seis até 2017) disputadas no mesmo dia:

  • Scratch

A disputa de 15km para homens e 10km para mulheres, com primeira volta neutralizada os velocistas costumam se poupar para as voltas finais, vence o primeiro a cruzar a linha.

 

 

  • Tempo 10km para homens e 7.5km para mulheres

Tempo é uma disputa que estreia em Tóquio 2020, onde após as 5 primeiras voltas, 1 ponto é dado ao primeiro ciclista que vencer cada volta. Além disso um ciclista pode receber 20 pontos por dar a volta no grupo. Ao final o vencedor é aquele que tem o maior número de pontos.

  • Corrida de eliminação.

Disputa na qual o último colocado é eliminado a cada duas voltas.

  • Corrida por pontos 25km para homens e  20 km para mulheres

Para cada uma das três primeiras provas é atribuída uma pontuação com a qual largam para a corrida de pontos e o ciclista com o maior número de pontos ao final é o vencedor e o desempate segue a mesma regra do Madison.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Vuelta começa nesta sexta em Utrecht nos Países Baixos

A cidade de Utreque nos Países Baixos abre a últimas das três grandes voltas do ciclismo mundial nesta sexta-feira. Ao todo serão 21 etapas sendo três nos Países Baixos totalizando 3.280,4km até a chegada em Madrid. Após desembarcar em solo espanhol, a Vuelta percorre a Costa Basca e Costa Verde […]
La Vuelta 2022 - Foto A.S.O.

Receba as novidades em seu e-mail