Tom Dumoulin troca Sunweb por Jumbo Visma

Luiz Papillon

Uma equipe holandesa com um ídolo holandês, assim será a Jumbo Visma a partir de 2019. Tom Dumoulin o holandês vencedor do Giro d’Italia em 2017 tinha ainda um ano de contrato com a alemã Sunweb.

“Como ciclista você sempre procura o lugar mais alto. Você se pergunta constantemente se está no lugar certo. Sempre houve interesse de outras equipes, isso é normal, mas as circunstâncias na Sunweb me fizeram permanecer. Depois de não poder disputar o Tour e pensar por muito tempo, decidi que era melhor recomeçar em um novo ambiente.” Tom Dumoulin

Dumoulin deixa Sunweb após 8 temporadas

A Holanda é o país da bicicleta, com extensa malha cicloviária e quase 1/3 de todos deslocamentos são feitos via bicicleta. Tom Dumoulin tornou-se profissional pela equipe continental Rabobank (atual Jumbo Visma) antes de se transferira pela então Argos Shimano que hoje tem o nome de Suweb. Pela equipe alemã venceu quatro etapas do Giro d’Italia, três no Tour de France e duas na Vuelta a Espanha. Além disso tornou-se campeão mundial na modalidade de contra relógio individual em 2017. Porém o grande título de Tom Dumoulin foi o Giro d’Italia em 2017.

“Tom é um esportista único, um ícone. Você ama os ter em sua equipe, mas atletas vem e vão, essa é a realidade. Trabalhamos juntos intensivamente por oito anos, nos últimos anos sob alta voltagem com alta expectativa. Você não quer isso mas no final nos entendemos.” Iwan Spekenbrink, diretor esportivo da Sunweb.

A temporada 2019 de Dumoulin foi um desastre completo. Após uma queda na etapa 4 do Giro, Dumoulin tentou continuar e foi obrigado a desistir nos quilômetros iniciais do dia seguinte, um mês mais tarde teve de abandonar o Critérium du Dauphiné por conta das dores no joelho. Exames complementares encontraram um pedaço de pedra no joelho do holandês que precisou ser removido cirurgicamente.  A nova cirurgia colocou fim nas pretensões do holandês para este ano.

Eu já carregava a sensaçào que as coisas não iam bem. Eu não conseguia tirar o melhor de mim e não conseguíamos melhorar um ao outro. Busquei falar com Iwan (diretor esportivo da Sunweb), estávamos distantes em diversos aspectos e pensei que seria difícil. Tom Dumoulin

Não é comum para um ciclista profissional abandonar um contrato antes do final. Tom Dumoulin tinha ainda um ano de contrato com a Sunweb e o diretor esportivo da equipe não escondeu a frustração.

“Isso nunca acontece, os contratos são sempre respeitados. Você pode quase rotulá-lo como único” encerrou Spekenbrink

 

Jumbo Visma uma Sky holandesa?

Menos de uma hora após o anúncio do rompimento de Dumoulin com a Sunweb, seu destino foi confirmado. Com um vídeo no twitter a equipe Jumbo Visma confirmou a chegada do ídolo holandês de 28 anos.

A equipe Jumbo Visma vem numa crescente nas últimas temporadas e agora detém um verdadeiro Dream Team no ciclismo. A equipe mantem sob contrato a estrela do ciclo-cross Wout Van Aert, o esloveno sensação das últimas temporadas Primoz Roglic, além do experiente holandês Steven Kruijswijk pódio no Tour de France de 2019. No elenco ainda estão o sprinter Dylan Groenewegen e o tetracampeão mundial de contra relógio individual Tony Martin.

Ao contrário da equipe Ineos (antiga Sky) a Jumbo tem um time bem mais heterogêneo com força em clássicas e chegadas em sprint. Restará saber se em 2020 a equipe conseguirá conciliar a busca por vitórias em etapas planas para Groenewegen, com a busca pela classificação geral com Tom Dumoulin. Uma coisa é certa, no contra relógio por equipes será a equipe a ser batida.

 

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

La Vuelta começa neste sábado em Torrevieja

Neste sábado começa a mais jovem das grandes voltas do ciclismo mundial. A 74ª La Vuelta a España ou para nós simplesmente a Vuelta. Tiramos juntamente com a ESPN, (retransmissora oficial da disputa )a licença poética em não traduzir como Volta da Espanha. Os melhores ciclistas estarão disputando a competição. […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: