La Vuelta começa neste sábado em Torrevieja

Luiz Papillon

Neste sábado começa a mais jovem das grandes voltas do ciclismo mundial. A 74ª La Vuelta a España ou para nós simplesmente a Vuelta. Tiramos juntamente com a ESPN, (retransmissora oficial da disputa )a licença poética em não traduzir como Volta da Espanha. Os melhores ciclistas estarão disputando a competição. Como toda competição de três semanas a disputa é dividida em várias competições dentro da prova. Ao longo da semana vamos postar os horários de cada etapa. A etapa inaugural esta programada para sábado as 10h na ESPN Extra.

Vuelta a Espanha

Atualmente o vencedor na classificação geral utiliza a camisa vermelha mas nem sempre foi assim. Em 1935 a camisa de líder era laranja, em 1941 foi branca enquanto de 1945 a 1950 o líder vestia a camisa branca com listra vermelha. Entre 1950 e 1997 o líder utilizava a camisa amarela tal qual no Tour de France. Em 1998 o líder usou uma camiseta dourada e finalmente em 2010 a camisa vermelha é utilizada pelo líder na classificação geral. Neste ano a Vuelta resgata a camisa de líder combinado que será branca enquanto o líder jovem até 25 anos utilizará um costal (identificação do ciclista) vermelho e branco. Conheça as camisas e costais de líder da Vuelta 2019.

Assim há competição por títulos distintos:

  • Classificação Geral – Camisa Vermelha oferecida por Carrefour

Vale o menor tempo na geral, os ciclistas recebem bônus de tempo ao final de cada etapa de 10,6 e 4 segundos para os três primeiros classificados, exceto em etapas de contra relógio.

  • Classificação por Pontos – Camisa Verde oferecida por Skoda

Os 15 primeiros colocados recebem pontuação decrescente de 25 pontos até 1 ponto por etapa. Além disso nos sprints intermediários há distribuição de 4, 2 e 1 ponto para os três primeiros respectivamente. O ciclista com maior número de pontos é o camisa verde ao final de cada etapa.

  • Rei da Montanha – Camisa branca com bolinhas azuis oferecida pelas Loterias espanholas. O ciclista com maior número de pontos ao final de cada etapa é o rei da montanha

Na Cima Almberto Fernandez a montanha recebe pontuação especial com 20 a 2 pontos conforme a colocação de chegada, nas demais subidas segue pontuação conforme a dificuldade da montanha. Nesta edição La Cubilla Lena será a subida com maior altitude na Etapa 19.

  • Melhor jovem até 25 anos – Camisa Branca oferecida pela Fertiberia. Segue os tempos da classificação geral excluindo os ciclistas com mais de 25 anos.
  • Equipe líder – Costal Especial amarelo oferecido pela Andalucía. Calculada pela soma do tempo dos três primeiros ciclistas de cada equipe a cruzar a linha de chegada ao final de cada etapa.
  • Vencedor da última etapa – Costal vermelho especial oferecido pela Cofidis Seguros
  • Mais combativo da etapa – Costal amarelo oferecido pela Continental.

O mais combativo é uma escolha de jurados e feita antes do final da etapa.

História da Vuelta a España

La Vuelta é disputada desde 1935 quando o belga Gustaa Deloor venceu após 3.425km de provas. Mais nova das três grandes voltas do ciclismo mundial de 1937 a 1940 a competição não aconteceu em função da Guerra Civil Espanhola, já as edições de 1944 e 1945 não ocorreram devido a II Guerra mundial. Durante os anos mais duros da ditadura Franco a Vuelta deixou de ser disputada em 1949 e de 1951 a 1954. Desde então a Vuelta foi obtendo uma exposição internacional cada vez maior. Em 1963 o francês Jacques Anquetil venceu a Vuelta se tornando o primeiro da história a vencer as três grandes voltas, fato repetido por apenas mais seis ciclistas:

  • Jacques Anquetil
  • Felice Gimondi
  • Eddy Merckx
  • Bernard Hinault
  • Alberto Contador
  • Vincnezo Nibali
  • Chris Froome

O espanhol Roberto Heras foi o maior vencedor da Vuelta com 4 vitórias entre 2000 e 2006 enquanto Tony Rominger e Alberto Contador venceram três edições cada. Entre os ciclistas em atividade Alejandro Valverde tem seis pódios e um título enquanto Froome tem quatro pódios e um título e Nibali três pódios e um título. Além deles Nairo Quintana também venceu uma edição em 2016. Em 2013 o americano Chris Horner tornou-se o mais velho ciclista a vencer a Vuelta com 41 anos de idade completos. Este ano a chance de um Double na Vuelta tem apenas Richard Carapaz vencedor do Giro. Enquanto e Egan Bernal vencedor do Tour de France não estará presente na Vuelta.

A mudança de calendário

Hoje nós conhecemos a Vuelta como a última grande competição de ciclismo do ano, sendo esta uma mudança relativamente recente. Até 1995 a Vuelta era disputada na primavera tendo uma competição direta com o Giro d’Italia e o que impedia a disputa das três grandes voltas no mesmo ano. Com a mudança para Agosto no auge do verão espanhol as altas temperaturas passaram a ser um componente adicional na disputa.

Serão vinte e uma etapas sendo sete etapas planas, seis etapas de média montanha sendo duas com chegada ao alto, seis etapas de montanha além de duas disputas contra o relógio, uma individual e uma por equipes.

Guia Vuelta 2019 – Arte Pelote Ciclismo

Confira todas as altimetrias das 21 etapas da Vuelta 2019:

Participam 176 ciclistas distribuídos em 22 equipes. São as 18 equipes do circuito mundial de ciclismo, consideradas a primeira divisão do ciclismo profissional e 4 equipes profissionais continentais, confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Favoritos a Vuelta 2019

Sábado em uma prova de contra relógio por equipes começa a Vuelta 2019. A Vuelta larga em Torrevieja com novos favoritos!  Se no Tour de France a dúvida era quem disputaria com a Ineos (antiga Sky) a prova, na Vuelta esse posto foi preenchido pela Jumbo Visma. Jumbo Visma a […]

Receba as novidades em seu e-mail