O colombiano Egan Bernal venceu o Giro d’Italia 2021! Bernal que venceu o Tour de France em 2019 liderou o Giro desde a etapa 9. A última etapa um contra relógio individual de 30,3km entre Senago e Milão terminou com a vitória de Filippo Ganna, companheiro de equipe de Bernal na Ineos Grenadiers.
Aos 24 anos, Bernal chega a sua segunda vitória em grande volta, além de uma coleção de voltas de uma semana como o Tour da Suíça e a Paris Nice, firmando-se como um dos principais ciclistas desta geração. Se Bernal vencer também a Vuelta em algum momento da carreira, entrará para o seleto grupo que hoje possui sete ciclistas que venceram as três grandes voltas:
- Eddy Merckx
- Bernard Hinault
- Chris Froome
- Felice Gimondi
- Jacques Anquetil
- Alberto Contador
- Vincenzo Nibali
Nesse seleto grupo, Merckx, Hinault e Froome venceram as três grandes voltas de modo sucessivo, mas não no mesmo ano, fato até hoje inédito no ciclismo e que perdurará por mais um ano, afinal Egan Bernal não disputará o Tour de France 2021.
Giro 2021 – Etapa 21 – Senago a Milão – 30,3km
Um contra relógio plano de 30,3km para encerrar o Giro d’Italia em Milão. Ao contrário do ano passado quando Tao Geogeghan Hart tomou a liderança do Giro na última etapa, hoje a vantagem de Egan Bernal era sólida e só um desastre tiraria o título do colombiano.
Favorito máximo a vitória na disputa contra o cronômetro, Filippo Ganna confirmou o favoritismo, vencendo com 13 segundos de vantagem sobre o francês Remi Cavagna da Deceuninck Quick Step, e terceiro ficou o italiano Edoardo Affini da equipe Jumbo Visma.
Classificação da etapa 21 do Giro d’Italia 2021