Mundial de ciclismo tem disputa elite feminina e masculina neste final de semana

Luiz Papillon

As duas principais provas do Mundial de Ciclismo 2022 acontecem neste final de semana na Austrália. Nesta sexta às 23:25 a elite feminina disputa 164,3km no circuito montado nas ruas e estradas da cidade de Woollongong. A novidade para esse ano é a disputa sub-23 que acontece em paralelo com a elite feminina e contará com a brasileira Tota Magalhães.

Elisa Longo Borghini | Foto @Getty
Elisa Longo Borghini | Foto @Getty

Saiba mais sobre os horários e transmissão do mundial clicando aqui.

Mundial de Ciclismo 2022 – Elite Feminina

O mundial de ciclismo feminino é disputado desde 1958, quando foi vencido pela luxemburguesa Elsy Jacobs. Desde 2006 o título fica entre neerlandesas que detém sete títulos no período e italianas que obtiveram cinco títulos. As britânicas “furaram” com dois títulos além de um título dinamarquês e um francês. Só que histórico não ganha corrida e cento e trinta ciclistas disputarão o título de 2022.

Marianne Vos no vestiário de Roubaix | Foto Jumbo Visma
Marianne Vos no vestiário de Roubaix | Foto Jumbo Visma

Com pouco mais de 2.400m de altimetria acumulada a primeira seleção da prova acontece no Monte Keira, uma subida de 6,8km e inclinação média de 10,6% ainda no primeiro quilômetro. Depois de uma descida técnica, as ciclistas entram no circuito de Wollongong onde sobem o Monte Ousley (uma subida curta e dura) e depois o Monte Pleasent que tem 16,2% de inclinação máxima em quase 1km de extensão. Ao todo serão seis voltas nesse circuito o que favorece ataques e fugas.

Favoritas: Van Vleuten de cotovelo quebrado?

A italiana atual campeã do mundo Elisa Balsamo venceu provas importantes na temporada, mas com um foco mais em chegadas de massa, talvez a experiente e forte Elisa Longo Borghini seja uma aposta mais óbvia para o time italiano. Por fora, Silvia Persico que fez uma temporada excelente pode surpreender. Entre as neerlandesas, Marianne Vos é total favorita, especialmente em função da lesão que Annemiek van Vleuten teve ao cair no revezamento misto, onde fraturou o cotovelo. A seleção neerlandesa ainda tem Demi Vollering e Shirin van Anrooij que podem surpreender.

Do “resto do mundo”, destaque para norueguesa Cecilie Uttrup e a estadunidense Kristen Faulkner e entre as donas da casa, Alexandra Manly.

Marianne Vos
Elisa Longo Borghini, Annemiek van Vleuten
Demi Vollering, Cecilie Uttrup Ludwig, Kristen Faulkner
Silvia Persico,  Alexandra Manly

Sub-23 terá prova dura para brasileira Tota Magalhães

Tota Magalhães | Foto Divulgação Lulu5
Tota Magalhães | Foto Divulgação Lulu5

Um total de trina e seis ciclistas se enquadram na categoria sub-23. A UCI não fez uma prova a parte para categoria, assim as atletas terão que disputar a prova juntamente com a elite. Sem dúvidas Shirin van Anrooij é a mais forte candidata ao título, mas nomes com Julie de Wilde (Bélgica) e Vittoria Guazzini (Itália) devem aparecer no Top5 da competição. Apesar de poder levar três atletas na categoria elite, a seleção brasileira será representada apenas pela carioca Ana Vitória Magalhães a “Tota” que disputou apenas quatro etapas na elite mundial desde que passou a competir na Espanha pela equipe Soltec.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Inacreditável! Annemiek van Vleuten faz história e vence mundial com cotovelo quebrado!

Na quarta feira uma queda a levou para o hospital onde foi constatada fratura no cotovelo. Com mobilidade reduzida ela treinou e foi para a disputa do campeonato mundial. Durante a prova parecia trabalhar para sua compatriota, mas no final só havia ela de neerlandesa no grupo líder e com […]

Receba as novidades em seu e-mail