Grupos Shimano XT e Shimano SLX 12 velocidades

Luiz Papillon

Um ano atrás a Shimano lançou o grupo XTR de 12 velocidades voltado para o uso em competições. Agora a empresa japonesa trás a tecnologia de 12 velocidades para os Grupos Shimano XT e SLX. O Pelote Ciclismo esteve na sede da empresa para acompanhar em primeira mão as novidades para a linha 2020 da Shimano.

“Embora nosso mantra durante o desenvolvimento do XTR tenha sido velocidade, foco e controle, sentimos a necessidade de ampliar isso para os projetos do DEORE XT e do SLX. Fizemos muitas reflexões sobre ‘como‘e ‘por que’ as pessoas praticam mountain bike. A resposta foi criar um conjunto de componentes com classificação e especificação corretas para atender às demandas competitivas, estilos de pilotagem e qualidade de desempenho dos mountain bikers de todas as partes do globo. Garantindo que eles tenham performance durável para diversão a longo prazo.” Henry Bosch – Coordenador de Produtos MTB da Shimano Europa

Christina Chappetta in Squamish, British Columbia

Novo Grupo Shimano XT 12 Velocidades

 

Em 1983 a Shimano lançou seu primeiro grupo de componentes para bicicletas fora de estrada, as Mountain Bikes. Esse grupo foi derivado do grupo para bicicletas de turismo chamado Deore Touring e recebeu o nome de Deore XT. Até 1991 o grupo Deore XT era o topo de linha da Shimano para MTB, quando foi lançado o grupo XTR, a época com oito velocidades. Atualmente a linha se mantém com os componentes XTR sendo o estado da arte para mountain bikes, e o grupo XT a opção de durabilidade e performance para o competidor ou entusiasta.

Criado a partir do mesmo DNA do grupo XTR, o novo grupo Shimano XT 12 velocidades incluí diversas características do irmão mais velho. E para não ter dúvidas: É tudo novo! O atual grupo XT de 11 velocidades será descontinuado embora a Shimano continuará a fornecer itens de reposição. A principal mudança é que para inclusão de mais uma catraca, o núcleo do cassete foi redesenhado. Os novos cassetes de 12 velocidades precisarão de cubos de 12 velocidades. Por isso o grupo inclui os cubos no pacote.

Visão geral do novo Grupo Shimano XT 12 Velocidades | Divulgação

Novidades do novo grupo Shimano XT M8100

Cassete: Os cassetes Shimano XT possuem sistema de encaixe Micro Spline. Ou seja o cubo e núcleo foram redesenhados, a evolução não permite o upgrade de cubos de 11 velocidades para 12 velocidades, sendo necessária troca do cubo. A novidade é a engrenagem de 10 dentes com cassetes nas opções 10-45D e 10-51D. Os novos cassetes tem novo desenho HyperGlide+ (HyperGlide plus) para trocas mais suaves e funcionamento mais silencioso.

Pedivela: Novo desenho do perfil das coroas com Dynamic Chain Engagement+, que é o aperfeiçoamento do sistema de retenção da corrente. Os dentes são mais estreitos e compridos para melhor suavidade e funcionamento silencioso da transmissão. O sistema de montagem direta simplifica a troca de coroas. As pedivelas estarão disponíveis em três linhas de corrente. Atendendo a 1/3 do mercado que utiliza pedivelas duplos, a Shimano oferece o pedivela XT duplo com relação 36-26D, compatível apenas com o cassete 10-45D. As pedivelas XT estão disponíveis com três linhas de corrente: 52mm, 55mm e 56.5mm.

Detalhe do novo sistema de retenção da corrente Dynamic Chain Engagement+

Corrente: A nova corrente HG+ (HyperGlide Plus) de 12 velocidades tem a placa interna estendida para melhoria do engate e retenção, além de ter os roletes de elo cromados. Os roletes da corrente M8100 são vazados com objetivo de menor peso. A corrente recebe dois acabamentos antiaderentes SILTEC (interno e externo).

Câmbio traseiro: com versões para coroa única e coroa dupla, o cambio traseiro Deore XT traz a tecnologia Shimano Shadow RD+. Com preventores de impacto e roldanas 13D para menor trepidação da corrente.

Câmbio dianteiro: Com especificação para linha de corrente 48.8mm e 51.8mm, o cambio dianteiro Deore XT tem versões para montagem direta, no suporte de quadro ou com abraçadeira.

Trocadores: Os trocadores Deore XT receberam a tecnologia ISPEC-EV disponível antes somente na linha XTR. Assim os trocadores podem ser ajustados horizontalmente em 14mm e ao redor do guidão em 45º adaptando para a sensibilidade de cada ciclista. O trocador direito tem a característica multi-liberação (você segura ele libera mais marchas). E para ciclistas que utilizem a opção 2×12, uma alavanca única (rapide fire plus mono) faz a troca entre as coroas dianteiras.

Freios: As pinças Deore XT mantém a versão para cross country XC com dois pistões e a versão para Trail enduro com quatro pistões. A versão de dois pistões compartilha pastilhas com a versão anterior enquanto a versão com quatro pistões é totalmente nova. Assim a versão de pinça quatro pistões só tem intercambio de pastilhas com a linha XTR M9100. Os manetes funcionam em ambas pinças e agora podem ser anguladas em duas posições em relação ao guidão. Os manetes também tem seletor para o ajuste de alcance e parafuso para regulagem do curso livre.

Rotores: Com núcleo de alumínio e sanduíche de camadas externas de inox, os novos rotores tem a tecnologia ICE Technologies Freeza para melhor resfiramento. Disponíveis de 140mm a 203mm.

Rodas: Disponíveis para aros 27.5″ e 29″. Para cross country XC os aros são totalmente fechados de 24mm para montagem com pneus sem câmara (tubeless). Os cubos avulsos estão disponíveis tanto para raios “jota” como raios de montagem reta.

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Novo Grupo Shimano SLX 12 Velocidades M7100

 

O grupo SLX é a evolução dos Grupos Deore DX e LX lançados em 1989, no ano de 2008 o grupo recebeu o nome SLX. Busca atender ao ciclista que atinge um patamar competitivo e que começa a desenvolver um entusiasmo mais sério pelo Mountain Bike. O grupo SLX M7100 traz a maioria das tecnologias embargadas nas linhas superiores. Ao contrário dos irmãos maiores, a linha SLX não aposentará a versão de 11 velocidades. Assim os componentes M7000 continuarão em linha.

Visão geral do novo Grupo Shimano SLX 12 Velocidades | Divulgação

Novidades do novo grupo Shimano SLX M7100

Cassete: As novidades são as mesmas do grupo XT, a única diferença é que no grupo XT são duas engrenagens (pinhões) em alumínio e no gruplo SLX apenas uma com as demais em aço. Garantindo maior durabilidade e menor preço ao custo de algumas gramas a mais.

Pedivela: Assim como na linha XT, as pedivelas SLX estão disponíveis para uma coroa e duas coras. Desta vez com duas linhas de corrente, 48,8mm e 51,8mm.

Corrente: Na corrente a linha SLX mantém as características da linha XT, diferenciando apenas em uma camada antiaderente Siltec (lado interno das placas).

Câmbio traseiro: Também seguindo a linha XT, os câmbios possuem versões para uma coroa e duas coroas, tecnologia Shadow RD+ e roldanas 13D. A diferença fica por conta exclusiva do peso dos componentes.

Câmbio dianteiro: A diferença fica por conta exclusiva do peso dos componentes.

Trocadores: Mantém as melhorias da linha XT. A diferença fica por conta exclusiva do peso dos componentes.

Freios: Assim como na linha XT apenas as pinças de 2 pistões seguem o projeto da linha anterior (M7000) e podem ser intercambiadas. A linha com 4 pistões é inteiramente nova, permitindo o intercambiamento de peças somente com a linha de 4 pistões XT/XTR/SLX)

Rotores: Com núcleo de alumínio e sanduíche de camadas externas de inox, os novos rotores tem a tecnologia ICE Technologies Freeza para melhor resfiramento. Disponíveis de 140mm a 203mm.

Cubos: Os cubos estão disponíveis somente para raios “jota”. Com larguras de 100mm, 110mm, 148mm e 157mm. E seus núcleos só são intercambiáveis com a linha XTR/XT/SLX de 12 velocidades.

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Disponibilidade e preços dos Grupos Shimano XT e SLX 12 velocidades

Os lojistas Shimano Service Center poderão comprar os novos grupos XT e SLX a partir do dia 14 de junho, enquanto os fabricantes negociam para o lançamento das primeiras bicicletas montadas com grupos XT e SLX 12V durante a ShimanoFest que acontece entre 22 e 25 de agosto em São Paulo. O grupo XT tem preço sugerido de R$5.999 enquanto o grupo SLX tem sugestão em R$3.999. O valor inclui cubos, trocadores, pedivela, cambio traseiro, pedivela, cassete e corrente. Não estão inclusos no valor aros, raios e freios (manetes, pinças, pastilhas e rotores).

Comparativo de Pesos entre os grupos SLX, XT e XTR

 

Esse lançamento faz parte da campanha Make Your Mark (deixe sua marca) da Shimano. O Pelote Ciclismo esteve na sede da empresa para acompanhar em primeira mão as novidades para a linha 2020 da Shimano. Esse texto não é um press release, foi elaborado com exclusividade para o Pelote Ciclismo.

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