Quintana ataca, ganha etapa e liderança geral!

Luiz Papillon

A Vuelta chega a sua décima etapa, ultimo dia antes do descanso com muita disputa, os 188.7km de Lugones a Lagos de Covadonga, o percurso montanhoso com pequenas colinas até o KM140 onde a subida do Aldo del Mirador del Fito CAT1 com muito calor fez estragos no pelote, logo em seguida a chegada em subida fora de categoria no Mirador de La Reira.

e10-p

Na largada um pouco de confusão e queda de muitos pilotos entre eles o camisa verde Meersman e o top10 Brambilia ambos da Ettix, a queda forçou o abandono de Huzardki (Bora), Reza (FdJ) e Irizar (Trek), o grupo dos que caíram chegaram a ficar mais de um minuto atrasados, o pelote diminuiu um pouco o ritmo e com 60km conseguiram retornar ao pelote.

A seguir a fuga com 16 pilotos rapidamente colocaram 2 minutos de vantagem no pelote. Entre eles Gesink (Lotto), Ludvigsson (Giant), Moreno Moser, Pierre Rolland e Bonbrowski (Cannondale) e Ben Hermans (BMC) que tem 4’21” de desvantagem na luta pela camisa vermelha, podendo assumir a liderança em caso da fuga vingar.

e10p

No início da subida do Mirador del Fito, o grupo tinha 3 minutos de vantagem para o pelote, Omar Fraile da Dimension Data atacou nos últimos metros da subida conquistando os pontos de montanha com Luis Angel Maté da Cofidis em segundo, abrindo 25 segundos durante a forte descida, o pelote levava 4’50” para a dupla.

Na meta de sprint, Silin (Katusha) levou os pontos seguido de Felline (Trek) e Gonçalves (Caja Rural), ai o bicho pegou!

Olha a pirambeira:

 

reina

A diferença da fuga para os escaladores foi pulverizada nos primeiros quilômetros da fuga, com 6.5km do final Quintana e Contador atacaram aparentemente deixando Froome, Valverde e Chaves para trás, narrador e comentaristas entrararam em colisão e o Celso Anderson cravou:

  • Não deem por liquidado o Froome, a subida é longa e ele não larga o osso!

Como uma previsão, Froome manteve seu ritmo enquanto Quintana e Contador diminuíram quando alcançaram Gesink, nesse momento Froome deixou Chaves e Brambilla para trás, ai veio a pancadaria!

Froome vinha naquele ritmo dele, passou Contador e foi atropelando um a um, Quintana acelerou na frente para vitória e conquista da camisa vermelha, Gesink chegou junto com Froome e sprintou para fazer segundo, com Froome em terceiro e um guerreiro Omar Fraile em quarto seguido de Valverde.

quintana

Chaves e Contador tomaram um minuto.

Confira os 10 primeiros colocados:

1 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 04:50:31
2 Robert Gesink (Ned) Team LottoNl-Jumbo 00:00:24
3 Christopher Froome (GBr) Team Sky 00:00:25
4 Omar Fraile (Spa) Dimension Data 00:00:28
5 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team
6 Michele Scarponi (Ita) Astana Pro Team
7 Esteban Chaves (Col) Orica-BikeExchange 00:01:02
8 Alberto Contador (Spa) Tinkoff Team 00:01:05
9 Simon Yates (GBr) Orica-BikeExchange 00:01:09
10 Fabio Felline (Ita) Trek-Segafredo 00:01:11

 

Na Classificação geral:

1 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 38:37:07
2 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 00:00:57
3 Christopher Froome (GBr) Team Sky 00:00:58
4 Esteban Chaves (Col) Orica-BikeExchange 00:02:09
5 Alberto Contador (Spa) Tinkoff Team 00:02:54

 

 

 

Next Post

Por um ciclismo com mais emoção!

Ontem durante o dia de descanso da Vuelta, Quintana e Valverde da Movistar reclamaram do uso dos medidores de potência, afirmando que tornam o esporte chato e que o ciclista deveria competir com suas sensações, claramente uma cutucada em Cris Froome que pilota olhando pro medidor o tempo todo. Os […]

Receba as novidades em seu e-mail