Em uma chegada milimétrica Arnaud Démare (Groupama FDJ) venceu a segunda consecutiva no Giro d’Italia. A decisão precisou de análise do photo finish para apurar o vencedor. Caleb Ewan (Lotto Soudal) foi o segundo e Mark Cavendish o terceiro.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 6 – Palmi a Scalea – 192km
O Giro d’Italia entrou na Itália continental pelo calcanhar da bota nesta sexta etapa. Com uma bela vista do estreito de Messina que liga o continente a Sicília, os ciclistas largaram de Palmi as margens do mar Tirreno. A chegada foi na pequena Scalea, uma das mais antigas cidades da Calabria que atualmente é uma estância balneária, considerada o coração da Riviera de Cedri.
Em um trajeto com uma subida categorizada logo no começo da etapa, hoje os velocistas não perderam o “trem”. A meta de montanha de quarta categoria foi vencida por Diego Rosa, o primeiro sprint intermediário também teve vitória de Diego Rosa (Arkea) seguido por três ciclistas da Drone Hopper: Ravanelli, Sepulveda e Tagliani. Restando 25km para o final Diego foi neutralizado pelo pelote. A sequência de preparação para a chegada em massa teve a Quick Step em uma ponta e a Groupama na outra. A Groupama lançou o print longo e na chegada Démare (Groupama), Caleb Ewan (Lotto) e Mark Cavendish (Quick-Step) disputaram o sprint até o último milímetro.
Sem mudanças na classificação geral, o jovem Juan Pedro López da Trek segue na liderança e acumula a camisa de melhor jovem (vestida pelo belga Mauro Vansevenant). A classificação de montanha segue tendo Lennard Kamna como líder. Na classificação por pontos, Démare ampliou a liderança após o resultado de hoje.