Plantão Médico: Bernal quase ficou paraplégico, Amy Pieters segue inconsciente

Alguns riscos são inerentes ao ciclismo e sofrer uma queda com gravidade é um dos mais temidos. Nesta semana o vencedor do Tour de France e do Giro d’Italia Egan Bernal passou por uma experiência onde ele mesmo relatou o risco de ficar paraplégico. Do outro lado do oceano, a neerlandesa Amy Pieters ainda está inconsciente.

Egan Bernal internado | Foto Instagram do Ciclista
Egan Bernal internado | Foto Instagram do Ciclista

Quatro dias após bater na traseira de um ônibus parado, Egan Bernal postou uma imagem em seu instagram, ainda com colar cervical e muitos hematomas. Na legenda agradecimentos a família a clínica, amigos e equipe e uma informação que traduz a gravidade da do impacto:

“Depois de ter 95% de probabilidade de ter ficado paraplégico e quase perder a vida fazendo o que mais gosto de fazer, hoje quero agradecer a Deus, a Clínica Sabana, a todos os especialistas por fazer o impossivel a minha familia, amigos e todos vocês por seus desejos. Sigo na UTI a espera de mais cirurgias e confiando em Deus que tudo irá sair bem.” Egan Bernal

Ainda pela equipe Ineos, o colombiano Brandon Smith Rivera também se acidentou na Colômbia. O ciclista foi levado para a Clínica de La Sabana, mesmo local onde está seu grande amigo Egan Bernal. Rivera fraturou o braço esquerdo, deslocamento do cotovelo e luxação acromioclavicular.

Amy Pieters segue inconsciente mas estável

Pouco mais de um mês após cair em treinamento na Espanha, a ciclista neerlandesa Amy Pieters segue inconsciente. A equipe SD Worx publicou uma atualização médica, a primeira após a transferência da ciclista para os Países Baixos. Em acordo com a atualização, Pieters mostrou melhora nos níveis de consciência e respira sem ajuda de aparelhos apesar de ainda não ter despertado.

Amy Pieters | Foto Arquivo Pessoal
Amy Pieters | Foto Arquivo Pessoal

Amy Pieters deixou a UTI e encontra-se em uma unidade de enfermaria. O trauma considerado severo em seu cérebro requer uma série de cirurgias de recuperação que podem alterar sua consciência. As possíveis sequelas ainda são imprevisíveis e nas condições em termos de saúde física ela irá encarar um longo período de recuperação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

MTB, Trail, corrida com cachorro e Parapente: Rock Mountain Games

Após dois anos de isolamento que mexeram com a saúde física e mental de todos. Os Rock Mountain Games voltam oferecendo uma gama de desafios para curar a sede por natureza! Uma pesquisa do programa Cidades Globais da Universidade de São Paulo (USP), apontou que cerca de 86% dos participantes […]
Mountain bike,(Ricardo Leizer / Rocky Mountain Games)

leia também

Receba as novidades em seu e-mail