Wout van Aert venceu a E3 Harelbeke com seu companheiro Christophe Laporte em segundo. A dupla da Jumbo Visma atacou a 43km do final e seguiu para vitória. Atrás pelo terceiro lugar o suíço Stefan Kung atacou e conquistou seu lugar no pódio.
O mês belga do ciclismo começou com a Minerva Classic Brugge-De Panne, vencida por Tim Merlier num sprint na última quarta feira. Hoje foi disputada a E3 Harelbeke que é a segunda de uma sequência de provas que passa pela Gent Wevelgem, Dwars door Vlanderen e que culmina na Ronde o “Tour de Flandres” no dia 03/04.
As cinco clássicas belgas:
- Minerva Classic Brugge – De Panne – 23/03 – Vencida por Tim Merlier
- E3 Harelbeke – 25/03 (GCN)
- Gent Wevelgem – 27/03 (ESPN)
- Dwars Door Vlaanderen – 30/03 (ESPN)
- Ronde van Vlaanderen – 03/04 (ESPN)
E3 – Saxo Bank – Harelbeke
Disputadas desde 1958, a E3 já foi vencida por nomes como Roger De Vlaeminck, Freddy Maertens, Mario Cipolini e Tom Boonen que é o recordista de vitórias com cinco conquistas. Desde 2017 com Greg van Avermaet, um belga não vencia a E3. E na prova de hoje ao menos um belga chegou como franco favorito: Wout van Aert.
Apesar de alguns ataques o pelote neutralizou as tentativas de fuga até um grupo de sete ciclistas escapar, com destaque para o companheiro de Peter Sagan, Daniel Oss pela Total Energies. Na marca de 80km para o final quem deu o tom foi Wout van Aert que acelerou demolindo o pelote. Quatro quilômetros depois a fuga foi absorvida pelo ataque comandado por Aert e que tinha favoritos como Kasper Asgreen (Quick Step), Mohoric (Bahrain), Stuyven (Trek) e o trio da Jumbo: Wout van Aert, Tiesj Benoot e Christophe Laporte. O pelote seguia cerca de trinta segundos atrás.
Wout van Aert ataca restando 43km
Restando 43km para o final, Wout acelerou e apenas Christophe Laporte conseguiu acompanhar. A dupla da Jumbo colocou cerca de vinte segundos sobre os escapados e foi aumentando a vantagem até entrar nos 10km finais com quase dois minutos de vantagem sobre os perseguidores.