Benoot vence na Paris Nice em apresentação de gala da Sunweb

Luiz Papillon

O belga Tiesj Benoot de 26 anos venceu a etapa 6 da Paris Nice com chegada em Apt. Benoot atacou do pelote para alcançar a fuga na subida final e com seu colega de equipe Soren Kragh Andersen seguiram até que Andersen sobrou e Benoot seguiu solo para vitória. Atrás o australiano Michael Matthews conseguiu passar pelas subidas e venceu o sprint também bela Sunweb. Em terceiro lugar ficou o colombiano Sergio Higuita pela equipe EF Education First.

Com o resultado Benoot assume a segunda posição, dezoito segundos atrás de Max Schachmann da Bora. O alemão sobrou no final de prova e perdeu boa parte da gordura que possuía de vantagem. Higuita vem em terceiro na geral 43 segundos de Schachmann.

Coronavírus tira Bahrain McLaren da Paris Nice

Antes da largada abandonos, em especial do velocista Elia Viviani da Cofidis, como não está em boa semana e as etapas favoráveis a sua especialidade já passaram, Viviani optou em conjunto com os médicos da equipe em não largar. Outro que não largou devido a problema de saúde foi o dinamarquês Mads Wurtz da equipe Israel SN. Antes da largada também tivemos notícias em função do coronavírus, entre elas o abandono da equipe Bahrain Mclaren inteira.

Um membro de apoio da equipe Bora foi levado de ambulância para o hospital na última quinta feira causando pânico na caravana. Contudo os médicos indicaram que os sintomas não eram compatíveis com o coronavírus. Ainda assim a equipe optou por isolar o membro:

“De acordo com as autoridades, não seriam necessárias medidas adicionais. A equipe mesmo assim optou por isolar o funcionário como precaução e continua monitorando a situação para garantir a segurança para todos envolvidos.”

Já na noite de ontem, a organizadora A.S.O. anunciou que a ultima etapa da prova com chegada em Nice não será realizada. Assim a Paris-Nice deve acabar amanhã em Valdeblore la Colmiane.

Paris Nice – Etapa 6 Sorgues a Apt – 161.5km

Uma etapa explosiva com uma verdadeira montanha russa, assim foi a etapa 5 da Paris Nice 2020. Com largada em Sorgues em um dia de sol, o pelote partiu com seis subidas categorizadas no cardápio do dia. Logo na largada a fuga se formou com ação do campeão mundial Mads Pedersen da Trek Segafredo, a fuga do dia teve:

  • Mads Pedersen – Trek Segafredo
  • Romain Bardet – Ag2r
  • Alexis Gougeard – Ag2r
  • Nicolas Edet – Cofidis
  • Anthony Perez – Cofidis
  • Stefan Kung – Groupama Fdj

Durante a prova mais abandonos como de Giacomo Nizzolo da NTT. A prova seguiu com a fuga se mantendo bem a frente do pelote. Na marca de 50km para o final a vantagem da fuga caia da casa de um minuto. No pelote começaram os ataques e o primeiro foi Nikias Arndt da Sunweb que na subida para Cote de Caseneuve, na ponta foi a vez da Ag2r agir com Bardet tentando escapar. Na marca de 40km para o final haviam três grupos:

  • Líderes: Bardet e Edet
  • G1: Kung, gougeard e Anacona a 0:25
  • G2: Arndt, Pedersen e Perez a 0:40
  • Pelote +1:30

Sunweb tenta uma, duas, três vezes e conquista dobradinha

E começou o show da Sunweb, Soren Kragh Andersen saltou do pelote e alcançou Arndt, logo em seguida puxou Arndt para perseguir aos líderes Bardet e Edet. no topo da Cote de Caseneuve, Andersen estava praticamente junto com Bardet. Mas ainda restava uma subida categorizada. Atrás a Deceuninck Quick Step acelerava por Alaphilippe. A 15km do fim, Andersen ficou solo na ponta com apenas 20 segundos de vantagem sobre o pelote. Fim de jogo certo?

Ai veio o ataque de Tiesj Benoot junto com Vincenzo Nibali, Benoot logo largou Nibali para trás e juntou-se a Andersen. Atrás no pelote Alaphilippe tentava escapar e apenas o grupo de favoritos acompanhava: Schachmann, Higuita, Quintana, Pinot e Matthews. A perseguição então ficou entre esse grupo e Benoot.

Ao final Benoot venceu com 22 segundos de vantagem, o segundo grupo teve Michael Matthews como vencedor também pela Sunweb e em terceiro ficou o colombiano Sergio Higuita da EF.

Confira os 10 melhores na Etapa 5 da Paris Nice

1          Tiesj Benoot (Bélgica) Team Sunweb      3:57:02

2          Michael Matthews (Austrália) Team Sunweb        0:00:22

3          Sergio Andres Higuita Garcia (Colômbia) EF Pro Cycling

4          Bob Jungels (Luxemburgo) Deceuninck-Quickstep    0:00:23

5          Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-Quickstep

6          Vincenzo Nibali (Itália) Trek-Segafredo           0:00:26

7          Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ   0:00:29

8          Guillaume Martin (França) Cofidis

9          Rudy Molard (França) Groupama-FDJ

10        Nairo Quintana (Colômbia) Team Arkea-Samsic

Na classificação geral, o alemão Max Schachmann da Bora segue líder, agora com menor vantagem:

1          Maximilian Schachmann (Alemanha) Bora-Hansgrohe       22:46:42

2          Tiesj Benoot (Bélgica) Team Sunweb      0:00:18

3          Sergio Andres Higuita Garcia (Colômbia) EF Pro Cycling 0:00:43

4          Felix Grossschartner (Áustria) Bora-Hansgrohe  0:00:50

5          Michael Matthews (Austrália) Team Sunweb        0:00:52

6          Vincenzo Nibali (Itália) Trek-Segafredo           0:01:04

7          Rudy Molard (França) Groupama-FDJ    0:01:18

8          Thibaut Pinot (França) Groupama-FDJ   0:01:19

9          Tanel Kangert (Estônia) EF Pro Cycling  0:01:34

10        Julian Alaphilippe (França) Deceuninck-Quickstep        0:01:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Quintana vence e Schachmann é campeão da Paris Nice

Nairo Quintana voa alto na Paris Nice e vence chegada ao topo da La Comiane. Com um ataque a 4km do fim o colombiano chegou a sua 44ª vitória tendo vencido em praticamente todas provas por etapas do circuito mundial. O alemão Max Schachmann da equipe Bora Hansgrohe, se defendeu […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail