As camisas do Tour de France

Luiz Papillon

Estamos a poucos dias do Tour de France 2016, e você conhece as camisas da principal competição de ciclismo do planeta?

 

A Camisa Amarela

yellow

Utilizada pelo líder na classificação geral, aquele que tem o menor tempo acumulado

O tour de France surgiu em 1903 com promoção do então jornal L’Auto, hoje o centenário L’equipe, a classificação geral era por pontos e o líder utilizava uma tarja verde no braço, similar a que os capitães utilizam até hoje nos jogos de futebol, dois anos depois a classificação passou a ser por tempo acumulado.

O L’Auto tinha as páginas impressas em amarelo, e assim em 1919 os organizadores tiveram a ideia de destacar o líder da prova o vestindo com a camisa amarela como forma de promover o jornal e desde então tornou-se a camisa mais importante do ciclismo mundial. Atualmente é patrocinada pelo banco Le Crédit Lyonnais.

Aos vencedores das etapas, com exceção a de contra relógio individual são distribuídos bônus de tempo com 10, 6 e 4 segundos aos três primeiros colocados.

 

A camisa branca com bolinhas vermelhas

polka

As primeiras edições do Tour de France evitavam as montanhas, desde 1905 o L’Auto nomeava um ciclista o escalador do Tour, em 1933 o espanhol Vicente Trueba era o melhor escalador, mas não descia bem e nem tinha a regularidade, assim o diretor esportivo Henri Desgrange, decidiu que os ciclistas receberiam um bônus por chegar primeiro ao topo das montanhas, a camisa de melhor escalador foi introduzida em 1975 com o patrocinador Chocolat Poulain usando o padrão poás (estampa de bolinhas verdes), desde 1993 a rede de supermercados Carrefour patrocina a camisa, inicialmente sob a marca Champion (aqui no Brasil virou Carrefour Bairro em 2006) e desde 2009 a marca Carrefour patrocina a camisa de poás.

 

 

A Camisa Verde

green-jersey

Utilizada pelo líder da classificação por pontos foi introduzida em 1953 em comemoração aos 50 anos do Tour de France e homenageia a cor da tarja utilizada pelo líder por pontos na primeira edição. Atualmente é patrocinada pela montadora de automóveis Volkswagen com sua marca checa Skoda.

 

O sistema de pontuação confere pontos em função da posição de chegada e de metas intermediarias conforme uma tabela de grau de dificuldade que varia de 1 a 7, sendo 1 a etapa mais plana e 7 a mais montanhosa.

 

 

Para etapas com dificuldade 1 (etapas mais planas):

Pontos do primeiro ao décimo quinto colocados:

50-30-20-18-16-14-12-10-8-7-6-5-4-3-2

Etapas com dificuldade 2 e 3: do primeiro ao décimo quinto colocado:

30-25-22-19-17-15-13-11-9-7-6-5-4-3-2

Etapas com dificuldade 4 e 5, assim como metas intermediárias de sprint e a etapa de contra relógio individual:

20-17-15-13-11-10-9-8-7-6-5-4-3-2-1

Em caso de empate, o desempate se dá pelo número de etapas vencidas, vitorias nos sprints intermediários e pela classificação no contra relógio individual.

 

 

A Camisa Branca

white-jersey

A camisa de classificação dos jovens é dedicada ao ciclista menor de 25 anos (no ano corrente) melhor classificado por tempo, tal qual a classificação da camisa amarela. Atualmente é patrocinada pela rede de óticas Krys.

 

 

Next Post

Bouhanni briga, machuca a mão e está fora do Tour!

O sprinter francês Nacer Bouhanni da Cofidis esta fora do Tour de France, apenas três dias antes da largada. Na madrugada de sábado para domingo os irmãos Bouhanni que se preparavam para largar na prova do nacional francês foram acordados por barulho feito pelos vizinhos de quarto no hotel em […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: