Ícone do site Pelote Ciclismo

As camisas do Tour de France

Estamos a poucos dias do Tour de France 2016, e você conhece as camisas da principal competição de ciclismo do planeta?

 

A Camisa Amarela

Utilizada pelo líder na classificação geral, aquele que tem o menor tempo acumulado

O tour de France surgiu em 1903 com promoção do então jornal L’Auto, hoje o centenário L’equipe, a classificação geral era por pontos e o líder utilizava uma tarja verde no braço, similar a que os capitães utilizam até hoje nos jogos de futebol, dois anos depois a classificação passou a ser por tempo acumulado.

O L’Auto tinha as páginas impressas em amarelo, e assim em 1919 os organizadores tiveram a ideia de destacar o líder da prova o vestindo com a camisa amarela como forma de promover o jornal e desde então tornou-se a camisa mais importante do ciclismo mundial. Atualmente é patrocinada pelo banco Le Crédit Lyonnais.

Aos vencedores das etapas, com exceção a de contra relógio individual são distribuídos bônus de tempo com 10, 6 e 4 segundos aos três primeiros colocados.

 

A camisa branca com bolinhas vermelhas

As primeiras edições do Tour de France evitavam as montanhas, desde 1905 o L’Auto nomeava um ciclista o escalador do Tour, em 1933 o espanhol Vicente Trueba era o melhor escalador, mas não descia bem e nem tinha a regularidade, assim o diretor esportivo Henri Desgrange, decidiu que os ciclistas receberiam um bônus por chegar primeiro ao topo das montanhas, a camisa de melhor escalador foi introduzida em 1975 com o patrocinador Chocolat Poulain usando o padrão poás (estampa de bolinhas verdes), desde 1993 a rede de supermercados Carrefour patrocina a camisa, inicialmente sob a marca Champion (aqui no Brasil virou Carrefour Bairro em 2006) e desde 2009 a marca Carrefour patrocina a camisa de poás.

 

 

A Camisa Verde

Utilizada pelo líder da classificação por pontos foi introduzida em 1953 em comemoração aos 50 anos do Tour de France e homenageia a cor da tarja utilizada pelo líder por pontos na primeira edição. Atualmente é patrocinada pela montadora de automóveis Volkswagen com sua marca checa Skoda.

 

O sistema de pontuação confere pontos em função da posição de chegada e de metas intermediarias conforme uma tabela de grau de dificuldade que varia de 1 a 7, sendo 1 a etapa mais plana e 7 a mais montanhosa.

 

 

Para etapas com dificuldade 1 (etapas mais planas):

Pontos do primeiro ao décimo quinto colocados:

50-30-20-18-16-14-12-10-8-7-6-5-4-3-2

Etapas com dificuldade 2 e 3: do primeiro ao décimo quinto colocado:

30-25-22-19-17-15-13-11-9-7-6-5-4-3-2

Etapas com dificuldade 4 e 5, assim como metas intermediárias de sprint e a etapa de contra relógio individual:

20-17-15-13-11-10-9-8-7-6-5-4-3-2-1

Em caso de empate, o desempate se dá pelo número de etapas vencidas, vitorias nos sprints intermediários e pela classificação no contra relógio individual.

 

 

A Camisa Branca

A camisa de classificação dos jovens é dedicada ao ciclista menor de 25 anos (no ano corrente) melhor classificado por tempo, tal qual a classificação da camisa amarela. Atualmente é patrocinada pela rede de óticas Krys.

 

 

Sair da versão mobile