Avaermet leva etapa, amarela e mais combativo!

Na quinta etapa do Tour de France 2016, de Limoges a Le Lioran por 216km muitas mudanças.

Primeira etapa com montanha, começou com uma subida CAT4 muitos ataques no começo até que um grupo de nove ciclistas começaram a abrir vantagem do pelote, entre eles Majka, De Gendt e Avaermaet. Após a descida o grupo ficou reduzido a Grivko, Avermaet e De Gendt e abriram 9 minutos de vantagem para o pelote.

PROFIL

Com 142,5km começou o trecho de serra propriamente com a montanha de CAT3 Côte de Puy Saint-Mary, o trio mantinha 13 minutos de vantagem para o pelote, que tinha a Sky se revezando com a Tinkoff para tentar reduzir a diferença. No topo De Gendt acelerou para pegar os pontos de montanha, enquanto a meta de sprint em Mauriac ficou com Avermaet, ainda restavam 6 pontos de sprint e o Coquard levou a meta no pelote que acumulava 15 minutos de desvantagem, faltavam 75km para o final.

Com 30km para o final da etapa, o trio mantinha os 15 minutos de vantagem enquanto o pelote era conduzido pela Sky com o campeão mundial de contra relógio Vasil Kiryenka sentando a bota… a diferença caiu para 10min45s, já mostrava ser inevitável a vitória da fuga.

E com nova série de subidas com platos e trechos inclinados foram escalados pelo trio com De Gendt a frente, o pelote subindo atrás com gregários puxando forte na subida, criando dificuldades para sprinters ficarem no pelote, Sagan e Nibali sobraram. Grivko sobrou e a liderança ficou para a dupla De Gendt-Avaermaet, vantagem em 7 minutos com Nibali 1’40” atrás e Sagan 3  minutos sobrado.

Com 15km para o final Avarmaet atacou na penúltima subida, atrás deles vinham Majka e Huzarski com 3’20” de atraso e o pelote com 5’40”. Após uma descida e um falso plano veio a última subida do dia, era inevitável a vitória do belga que não só venceu a prova como levou a camisa amarela e o mais combativo do dia.

De Gendt ficou em segundo, Contador minimizou sua perda e Nibali sobrou muito.

avaermaet

No final:

1 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team 5:31:36
2 Thomas De Gendt (Bel) Lotto Soudal 0:02:34
3 Rafal Majka (Pol) Tinkoff Team 0:05:04
4 Joaquim Rodriguez (Spa) Team Katusha
5 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step 0:05:07
6 Bartosz Huzarski (Pol) Bora-Argon 18
7 Julian Alaphilippe (Fra) Etixx – Quick-Step
8 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange
9 Christopher Froome (GBr) Team Sky
10 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team

 

Camisa amarela:

1 Greg Van Avermaet (Bel) BMC Racing Team 25:34:46
2 Julian Alaphilippe (Fra) Etixx – Quick-Step 0:05:11
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:05:13
4 Joaquin Rodriguez (Spa) Team Katusha 0:05:14
5 Christopher Froome (GBr) Team Sky 0:05:17
6 Warren Barguil (Fra) Team Giant-Alpecin
7 Nairo Quintana (Col) Movistar Team
8 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team
9 Pierre Rolland (Fra) Cannondale-Drapac
10 Daniel Martin (Irl) Etixx – Quick-Step