Mads Pedersen vence no Tour de France!

Luiz Papillon

O dinamarquês Mads Pedersen venceu o duríssimo sprint em subida em Limoges no Tour de France. A etapa foi marcada também pelo abandono de Mark Cavendish.

Tour de France 2023 – Etapa 8 – Limoges

Uma etapa de transição pelo interior francês entre Libourne  e Limoges com muito sobe e desce sem grandes subidas. Uma das cidades na rota foi Saint-Léonard-de-Noblat onde Raymond Poulidor viveu a maior parte de sua vida e será largada da etapa 9 neste domingo. Contudo a etapa de hoje seria mais favorável ao neto do eterno segundo, Mathieu van der Poel. A 10km do final um trecho muito conhecido do Tour onde na Côte de Condat-sur-Vienne grandes nomes como Marcel Kittel, Eddy Merckx e Lance Armstrong venceram. A vitória de Armstrong, utilizando uma bicicleta que levava a marca brasileira Caloi, aconteceu três dias depois da morte de Fabio Casartelli.

Abandono de Mark Cavendish

Durante a etapa o momento triste foi o abandono de Mark Cavendish (Astana) em função de uma queda boba ao tocar roda com Pello Bilbao (Bahrain). Confira o texto completo sobre o fim do sonho de Cavendish bater o recorde de vitórias do Tour de France:

Mark Cavendish fratura clavícula e abandona o Tour de France

Ataque de Turgis em Vienne a 12km do final

A fuga do dia contou com Anthony Delaplace (Arkéa) , Tim Declerq (Soudal Quick Step) e Anthony Turgis (Total). O trio sustentou uma vantagem pequena até a entrada na subida não categorizada com trecho de até 6% na aproximação da chegada. Turgis escapou e ficou quase 30s a frente do pelote. Enquanto atrás a Jumbo colocava um ritmo intenso. Sem conseguir sustentar a vantagem, Turgis foi escolhido o mais combativo da etapa e foi engolido pelo pelote a 8km do final.

Queda a 6km do final no Tour de France
Queda a 6km do final no Tour de France

Restando 6km para o final, uma queda levou ao chão diversos ciclistas, entre eles Simon Yates e Mikel Landa que disputam a classificação geral. Na chegada, uma rampa de 4% com sprint  duríssimo e na chegada Mads Pedersen se sobressaiu e venceu a etapa. Jasper Philipsen foi segundo e Wout van Aert completou o pódio.

 

Classificação do Tour de France 2023 após 8 etapas.

  • Jonas Vingegaard – Classificação geral – Camisa Amarela
  • Jasper Philipsen – Classificação por pontos – Camisa Verde
  • Neilson Powless- Classificação de Montanha – Camisa de Bolinhas
  • Tadej Pogacar – Melhor jovem – Camisa Branca

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Alice Melo e Chamorro vencem a Clássica 9 de Julho em São Paulo

Frio e garoa na escuridão, como um dos hinos de São Paulo* foi realizada a Clássica 9 de Julho em São Paulo com vitória de Alice Melo e Francisco Chamorro. A Tradicional prova ciclística 9 de Julho voltou a ser realizada neste domingo em São Paulo, fazendo parte do calendário […]
Pódio Elite Feminina Prova 9 de Julho

Receba as novidades em seu e-mail