Esteban Chaves venceu a 6ª etapa do Giro 2018 após um ataque nos patamares inferiores da montanha. Seu companheiro de equipe Simon Yates ficou com o grupo até o trecho mais íngreme e atacou dali para fazer a dobradinha da Mitchelton Scott e assumir a Maglia Rosa.
Caltanissetta – Etna 163km
Começou definitivamente o Giro d’Italia, a etapa 6 com chegada ao topo do monte Etna foi espetacular. Com 169km entre Caltanissetta e o Observatório Astrofísico do monte Etna. A etapa teve tempo bom com nuvens, favorecendo os ciclistas. Assim que começou a prova teve uma fuga mas foi neutralizada rapidamente. Passaram na meta inicial de sprint de Enna:
- Ciccone – Bardiani
- Martin – Katusha
- Frapporti – Androni
- Mohoric – Bahrein
- Zardini – Wilier
Um pouco depois um grupo enorme com 27 ciclistas entre eles Segio Henao e De la Cruz da Sky, Sebastien Reichenback da Groupama, Chaves da Mitchelton e Sam Oomen da Sunweb. Atrás no pelote ficou até 4′ atrás e a BMC e Astana ficaram muito tempo na ponta para reduzir a diferença.
Na meta de sprint de Piazza Armerina o resultado foi:
- Frapporti – Androni
- Gavazzi – Androni
- Mori – UAE
- Denz – Ag2R
- Cherel – Ag2R
Quando a fuga começou o trecho categorizado do Etna a vantagem para o pelote estava na casa de 1’30”. A medida que subiam o grupo foi ficando selecionado com Gesink, Chaves e Ciccone se revezando na ponta. Chaves atacou logo nos patamares inferiores da montanha. Seu companheiro de equipe Simon Yates ficou com o grupo até o trecho mais íngreme e atacou dali para fazer a dobradinha da Mitchelton Scott e assumir a Maglia Rosa. Yates ao final deixou a vitória para Chaves, é bom não fazerem falta esses segundos de bônus.
10 melhores classificados da 6ª Etapa:
Na disputa pela classificação geral, Simon Yates agora tem 16″ de vantagem para Tom Dumoulin e 26″ para seu companheiro Chaves. Aparecem agora no Top10 Froome da Sky, George Bennett da Lotto Jumbo e Fabio Aru da UAE. Com a primeira montanha de categoria 1, agora Chaves também assume a camisa de montanha
10 melhores classificados após 06 etapas:
Dumolão, firme à 16″ apenas.
Tem ainda muita corrida pela frente, mas, pra mim, o Dumoulin ainda é o favorito. Embora a galera da Michelton Scott esteja arrasando (idem para a Quick Step).