Critérium du Dauphiné 2023, o termômetro para o Tour de France! Disputa em oito etapas tem Jonas Vingeggard, Egan Bernal e Richard Carapaz medindo forças.

Está com saudades da transmissão na ESPN? Pois o Critérium du Dauphiné passará ao vivo na Espn3 e no Star+ (veja horários abaixo). Com oito etapas sendo uma delas um contrarrelógio o que não falta no Dauphiné são subidas. A primeira etapa embora com subidas de quarta categoria (as mais leves) tem 2800m de altimetria, os velocistas terão maior chance na etapa três. A quarta etapa é um contrarrelógio individual de 31,1km enquanto as etapas de sábado e domingo tem 4000m de subida cada.
Favoritos ao Critérium du Dauphiné 2023
Jonas Vingegaard, vencedor do Tour de France 2022 é o grande favorito na disputa do Critérium du Dauphiné 2023. Devido a um acidente,Tadej Pogacar não estará no Dauphiné o que deixa a Jumbo com mais responsabilidade. Agora na EF, Richard Carapaz quer mostrar que merecia ser capitão no Tour de France, algo que lhe foi negado durante sua passagem pela Ineos. Na Movistar, Enric Mas poderá mostrar que pode subir um degrau a mais no pódio.
Pela UAE, o nome é Adam Yates, o britânico terá todo apoio da equipe e poderá firmar-se como segundo nome na equipe de Pogacar.
Jonas Vigegaard
Richard Carapaz, Enric Mas.
Jai Hindlay.
Recuperando de lesões seríssimas, a Ineos escala Egan Bernal e Dani Martinez além do forte espanhol Carlos Rodriguez.
Região de Disputa do Dauphiné
A prova será transmitida para o Brasil pela ESPN (horários no final do texto). Em português a região do Dauphiné é traduzida como Delfinado, uma das províncias da França (até 1790) e que atualmente corresponde aos departamentos de Isere, Drôme e Hautes-Alpes, no sudeste francês. Porém como a transmissão oficial da prova adota o nome original, aqui no pelote manteremos a nomenclatura comercial Criterium du Dauphiné.

Le Dauphiné Libéré criou a prova em 1947
O Dauphiné existe dessde 1947, criado pelo jornal Dauphiné Libéré, porém em dois anos a prova não aconteceu, 1967 e 1968 e em 1969 foi fundido com o Circuito das Seis Provincias Dauphoné, e de 1969 a 2009 a organização foi dividida entre o jornal e a ASO, em 2010 o jornal cedeu toda responsabilidade para a ASO que passou a organizar então as três maiores competições ciclísticas da França, o Tour de France, Paris Roubaix e o Criterium du Dauphiné.
Dentre os ciclistas em atividade apenas Thomas, Froome, Valverde e Flugsang venceram a prova. Froome e Flugsang estarão na edição 2019. Froome é ao lado de Hinualt, Mottet, Ocaña e Lauredi recordista com três vitórias na disputa.
22 Equipes e 154 ciclistas
Estarão presentes 21 equipes com sete ciclistas cada totalizando 147 ciclistas. Além das equipes do circuito mundial o WorldTour, estarão presentes as equipes Lotto Dstny, Uno-X eTotal Energies
Organizada pela A.S.O. mesma organizadora do Tour de France, o Critériun du Dauphiné segue as mesmas formas de classificação do Tour. As camisas de líder de prova são:
Sistema de Classificação
A história das camisas do Tour de France você pode conferir clicando aqui.
Os três primeiros colocados de cada etapa (exceto contra relógio) receberão bônus de tempo de 10″, 6″e 4″ para fins de classificação geral. Para cada meta de sprint intermediário serão dados 3″, 2″e 1″ de bônus no tempo da classificação geral.
O tempo limite para conclusão das etapas será:
Etapa 1, 2, 3 e 5: 10% do vencedor
Etapa 4 (Contra relógio por equipes): 30% do vencedor
Etapa 6,7 e 8 : 15%
Em caso de empate na classificação geral ou de jovens até 25 anos, o desempate será dado pelas frações de segundo no tempo do contra relógio.
Para a classificação por pontos o sistema de pontuação segue a tabela abaixo, sendo que o eventual desempate se dá pelo número de primeiros lugares, sprints intermediários e por fim o tempo na classificação geral.
O sistema de pontuação para camisa de montanha segue o esquema abaixo sendo que o eventual desempate se dá pela grandeza dos resultados, ou seja número de primeiros lugares em montanha HC, depois 1, 2, 3, 4 e por fim caso tudo fique empatado o tempo na classificação geral.