O campeão mundial de ciclismo, Remco Evenepoel abandona o Giro d’Italia após testar positivo para covid-19. Após fim da pandemia, decisão de retirar ciclista de prova é do médico da equipe.
“É com o coração pesado que anunciou que deixo o Giro após testar positivo para covid-19 em um teste de rotina.Estava ansioso para continuar na disputa” disse Remco Evenepoel
Após vencer a etapa de contrarrelógio individual e abrir 45 segundos de vantagem na classificação geral, o campeão mundial Remco Evenepoel fez controle de rotina para covid-19 e testou positivo. Os testes aconteceram no ônibus da equipe Soudal Quick-Step. Todos os demais integrantes da equipe testaram negativo para o vírus.
Evenepoel é o sexto ciclista a deixar o Giro d’Italia 2023 por covid-19. Antes do campeão mundial, deixaram a prova o colombiano Rigoberto Uran, o francês Clément Russo e os italianos Giovanni Aleotti, Nicola Conci e Filippo Ganna.
Protocolo de Covid-19 da UCI para 2023
Desde janeiro de 2023, a UCI atualizou o protocolo de covid-19 destacando entre os riscos envolvidos a miocardite viral. O passaporte de vacinação deixou de ser obrigatório, e para as grandes voltas recomendado o teste de antígenos feito nos dias de descanso. Em casos de suspeita de infecção a UCI recomenda que o diretor de prova seja informado bem como as autoridades sanitárias locais.
A decisão de isolar e desligar um ciclista da prova deve ser tomada por um colegiado formado pelo médico da equipe envolvida, o médico do evento e o diretor médico da UCI, baseados nos elementos clínicos existentes e nos resultados do teste de covid.
O protocolo da UCI para Covid-19 2023 pode ser visto diretamente no site da organização clicando aqui.