Evenepoel fora do Giro por Covid-19

Luiz Papillon

O campeão mundial de ciclismo, Remco Evenepoel abandona o Giro d’Italia após testar positivo para covid-19. Após fim da pandemia, decisão de retirar ciclista de prova é do médico da equipe.

Remco Evenepoel durante o Giro d'Italia | Foto Getty Images
Remco Evenepoel durante o Giro d’Italia | Foto Getty Images

“É com o coração pesado que anunciou que deixo o Giro após testar positivo para covid-19 em um teste de rotina.Estava ansioso para continuar na disputa” disse Remco Evenepoel

Após vencer a etapa de contrarrelógio individual e abrir 45 segundos de vantagem na classificação geral, o campeão mundial Remco Evenepoel fez controle de rotina para covid-19 e testou positivo. Os testes aconteceram no ônibus da equipe Soudal Quick-Step. Todos os demais integrantes da equipe testaram negativo para o vírus.

Evenepoel é o sexto ciclista a deixar o Giro d’Italia 2023 por covid-19. Antes do campeão mundial, deixaram a prova o colombiano Rigoberto Uran, o francês Clément Russo e os italianos Giovanni Aleotti, Nicola Conci e Filippo Ganna.

Protocolo de Covid-19 da UCI para 2023

Desde janeiro de 2023, a UCI atualizou o protocolo de covid-19 destacando entre os riscos envolvidos a miocardite viral. O passaporte de vacinação deixou de ser obrigatório, e para as grandes voltas recomendado o teste de antígenos feito nos dias de descanso. Em casos de suspeita de infecção a UCI recomenda que o diretor de prova seja informado bem como as autoridades sanitárias locais.

UCI - Protocolo Coronavírus
UCI – Protocolo Coronavírus

 

A decisão de isolar e desligar um ciclista da prova deve ser tomada por um colegiado formado pelo médico da equipe envolvida, o médico do evento e o diretor médico da UCI, baseados nos elementos clínicos existentes e nos resultados do teste de covid.

O protocolo da UCI para Covid-19 2023 pode ser visto diretamente no site da organização clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Magnus Cort vence no Giro em dia de chuva e desistências

A etapa 10 do Giro d’Italia foi vencida pela fuga com o dinamarquês Magnus Cort da EF Easypost vencendo. O canadense Derek Gee foi segundo e Alessandro De Marchi completou o pódio. Giro d’Italia 2023 – Etapa 10 – Scandiano a Viarregio – 196km A segunda semana do Giro d’Italia […]
Magnus Cort |

Receba as novidades em seu e-mail