Ugo De Rosa morreu aos 89 anos

Luiz Papillon

Ugo De Rosa faleceu aos 89 anos em sua casa. Vítima de infarto, Ugo vinha de um período internado.

“Nossas bicicletas são fruto da engenharia e da paixão e não do desenho feito no computador.”

O construtor italiano de quadros de bicicleta começou a longa carreira aos 20 anos de idade, aprendendo a construir quadros de motocicleta com seu tio Filippo Fasci. Como na época as construções eram semelhantes, as bicicletas de Ugo logo fizeram sucesso. Os quadros de Ugo De Rosa se destacaram mesmo frente a nomes como Cino Cinelli, Ernesto Colnago e Alberto Masi.

A fama de quadros arrojados e rápidos logo se espalhou e Raphael Geminiani, foi o primeiro a levar para o ciclismo profissional os quadros De Rosa. Gianni Motta em 1969 era companheiro de equipe de Merckx e foi a conexão com a qual o maior ciclista de todos os tempos experimentou um quadro De Rosa.

Após utilizar um quadro, Merckx encomendo outros dois. A parceria de sucesso seguiu-se com Merckx sempre meticuloso encomendando quadros as vezes com um milímetro a mais ou a menos e um grau a mais ou a menos em sua geometria. Em 1973, De Rosa construiu os quadros de seis das dez equipes que participaram do Giro d’Italia.

Foram com quadros construídos por De Rosa que Eddy Merckx conquistou a maioria de suas vitórias, assim como Francesco Moser. A De Rosa bicicletas completará 70 anos em 2024 e é comandada por seu filho Cristiano De Rosa. E uma das poucas fábricas a construir quadros em quatro tipos de materiais:

  • Aço carbono
  • Alumínio
  • Fibra de Carbono
  • Liga de Titânio

Ugo De Rosa construiu mais de 10.000 quadros a mão

Ao longo dos mais de 50 anos em que ficou ativo, Ugo construiu cerca de 200 quadros a mão por ano, totalizando cerca de 11.250 quadros. De sua amizade com Eddy Merckx, Ugo contou em 2019 que chegou a ajudar no projeto das instalações da fábrica de quadros de Merckx. 

Atualmente a De Rosa é fornecedora da equipe italiana Green Project da segunda divisão do ciclismo profissional. Fabricando suas biciletas em Cusano Milanino, próximo ao aeroporto de Milão na Itália.

A produção anual da De Rosa gira em torno de 4.000 quadros ano e a marca é distribuída em 37 países. O valor dos quadros De Rosa parte de 4.000 euros (R$22.500 antes dos impostos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Através dos Flandres, a clássica que antecede a Ronde

Com Julian Alaphilippe e Tom Pidock, clássica belga no meio da semana também marca retorno do brasileiro Vinicius Rangel às competições. Rosealare a Waregem, de encostas e paralelepípedos Nesta quarta feira acontece a 77ª Dwars door Vlaanderen ou em português Através dos Flandres. Uma clássica com menos de 200km que […]

Receba as novidades em seu e-mail