Cataldo vence, Roglic cai em etapa sensacional do Giro 2019

Luiz Papillon

Vitória de Dario Cataldo da Astana as margens do lago Como no Giro! Uma etapa muito movimentada teve com vitória de Cataldo vencendo Mattia Cattaneo no sprint, ambos estiveram a etapa toda na fuga. Atrás um sprint selecionado com Simon Yates da Mitchelton levando os quatro segundos de bônus. Porém o mais importante aconteceu um pouco antes na subida de Civiglio, Nibali atacou e levou consigo Richard Carapaz, na descida para Como Roglic errou uma curva, batendo no guarda corpo e perdendo tempo.

Com o resultado, Roglic perdeu 40 segundos para Carapaz, Nibali e Yates. Agora Carapaz lidera por 47 segundos sobre Roglic e Nibali volta a terceira colocação 1:47 de atraso.

 

“Eu não estava pensando em ir para a fuga hoje porque tive dois dias com dificuldade. Pela manhã pensava apenas que eu tinha que chegar ao final. Mas no começo as pernas estava boas e eu tentei seguir Cattaneo, e as pernas continuaram boas. Naquele momento eu disse que seria difícil ir até o final mas passo a passo funcionou. Eu comi certo, bebi certo, e no final eu mantive a confiança em mim mesmo. Foi um final fantástico. Cattaneo não estava dando a menor chance no final. Eu fui mantendo meu passo para não deixa-los (perseguição) me pegar. Eu disse pra mim mesmo que precisava dar meu melhor sprint. Isso é fantástico, algo que sonhei por toda minha vida.” Dario Cataldo, vencedor.

Confira os melhores momentos com a narração de Sidney White na GCN, a etapa na íntegra poderá ser revista na plataforma WatchESPN.




Giro 2019 – Etapa 15 – Ivrea a Como – 232km

O Giro 2019 concluiu sua segunda semana em alto estilo. Uma etapa na “casa” de Vicenzo Nibali com final muito parecido com o Giro de Lombardia (Il Lombardia), clássica monumento que fecha a temporada de ciclismo em outubro e que foi vencida por duas vezes por Nibali. A única mudança sensível foi a subida a Colma di Sormano, que é bem mais longa e com inclinação mais constante que o Muro di Sormano, muito mais intenso e curto.

Na marca de 10km de etapa Mattia Cattaneo da Androni Giacattoli iniciou um ataque, foi logo seguido por Dario Cataldo da Astana, que aliás serão companheiros na temporada 2020. Em pouco tempo estabeleceram a fuga do dia. O pelote manteve um ritmo mais leve e a dupla que não ameaçava na classificação geral abriu 16 minutos de vantagem. O pelote começou aumentar o ritmo apenas após romperem a marca de 100km para o final.

A primeira subida do dia foi em direção a capela de Madonna del Ghisallo, capela da padroeira dos ciclistas onde estão bicicletas de ciclistas como a de Fabio Casartelli que faleceu no Tour de France de 1995. A subida com 8.6km e 5.6% de inclinação média é muito mais dura do que parece, pois há um alívio no meio, da para dizer que são duas subidas, uma de 2km e 9.2% de inclinação e outra  de 1km e 9.6% de inclinação.

A dupla passou ainda com mais de seis minutos de vantagem para o pelote, que apesar de algumas aceleradas não vimos ataques expressivos. Ainda restavam 53km de prova. O desafio seria a Colma di Sormano, que escala pelo “lado fácil” o morro de Sormano. Uma subida de 9.6km e 6.6% de inclinação média. E nela aprova pegou fogo! Primeiro foi Simon Yates que atacou, depois Nibali, e começaram os ataques com Lopez que obrigou Caruso (companheiro de Nibali) a sair na marcação.

Civiglio definiu a etapa!

Queda de Primoz Roglic | Captura de TV

O grupo líder foi reduzido mas ainda havia mais uma subida na etapa.  A subida de Civiglio, uma parede com até 14% de inclinação em 4.2km. E restando 11km para o final foi Simon Yates que atacou primeiro, o britânico abriu cerca de 50m para o grupo sem reação até que Nibali foi! O movimento de Nibali foi bem após uma curva e foi seguido por Carapaz e Hugh Carthy. Atrás Roglic mantinha seu ritmo com Landa em sua roda. Na subida Nibali acelerou, uma duas, três vezes, o veterano conseguia escapar mas Carapaz como uma moto o alcançava. Veio então a descida e o quarteto estava apenas um minuto atrás dos líderes. Durante a descida a TV cortou a imagem para Roglic que se recuperava de ter batido no guarda corpo. Na frente Cattaneo e Cataldo aproximavam-se do quilômetro final. Seria uma chegada apertada e foi, Cataldo e Cattaneo podiam ver o grupo com Nibali chegando quando cruzaram a chegada. Atrás Yates mostrou crescimento nessa fase do Giro liderando o sprint enquanto um Nibali exausto completava em sexto. Roglic completou 51 segundos atrás do vencedor com semblante preocupado.

 

 

Giro 2019 – Classificação da Etapa 15:

1 Dario Cataldo (Itália) Astana Pro Team 5:48:15
2 Mattia Cattaneo (Itália) Androni Giocattoli-Sidermec 0:00:00
3 Simon Yates (Reino Unido) Mitchelton-Scott 0:00:11
4 Hugh John Carthy (Reino Unido) EF Education First 0:00:11
5 Richard Carapaz (Equador) Movistar Team 0:00:11
6 Vincenzo Nibali (Itália) Bahrain-Merida 0:00:11
7 Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team 0:00:36
8 Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe 0:00:36
9 Domenico Pozzovivo (Itália) Bahrain-Merida 0:00:36
10 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:00:36

Giro 2019 – Classificação Geral:

1 Richard Carapaz (Equador) Movistar Team 64:24:00
2 Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma 0:00:47
3 Vincenzo Nibali (Itália) Bahrain-Merida 0:01:47
4 Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe 0:02:35
5 Mikel Landa (Espanha) Movistar Team 0:03:15
6 Bauke Mollema (Holanda) Trek-Segafredo 0:03:38
7 Jan Polanc (Eslovênia) UAE Team Emirates 0:04:12
8 Simon Philip Yates (Reino Unido) Mitchelton-Scott 0:05:24
9 Pavel Sivakov (Rússia) Team Ineos 0:05:48
10 Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team 0:05:55

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Van der Poel vence Copa do Mundo de MTB XC, Avancini é quarto!

A segunda rodada da Copa do Mundo de Mountain Bike teve o holandês Mathieu Van der Poel como grande estrela. O campeão mundial de ciclocross venceu o Short Track na sexta feira e hoje corou a campanha perfeita com o ouro na pista de XCO. Van der Poel manteve-se no […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: