Sam Bennett venceu a última etapa do Giro 2018 em Roma no dia de festa para Froome! A 21ª e última etapa do Giro 2018, uma disputa festiva pelas ruas de Roma, que comprou o direito de sediar o final por cinco temporadas, teve Sam Bennett como vencedor da etapa.
La última toma trasera del #Giro101 😍 pic.twitter.com/SoUJnx4yZA
— Alpe d’Huez B&T (@Alpe__dHuez) 27 de maio de 2018
Antes do início a confirmação do abandono de Thibault Pinot que foi levado para um hospital em Roma e diagnosticado com pneumonia. Foram 10 voltas num circuito de 11.5km ao redor de Roma. O circuito muito travado levou Chris Froome a negociar com os capitães de todas equipes para depois falar com o diretor de prova. Numa decisão pela segurança o pelote neutralizaram a disputa pela classificação geral e de jovens na terceira volta. Assim a única disputa em aberto seriam os pontos pela camisa ciclamino e pela etapa.
O grande vencedor do Giro 2018 foi Christopher Froome pela equipe Sky, numa reviravolta única ocorrida na etapa rainha. Froome também venceu a etapa de subida ao Zoncolan e com os pontos de montanha acumulou a camisa azurra. Na disputa entre os jovens até 25 anos o vencedor foi o colombiano Miguel Angel Lopez da Astana com o equatoriano Richard Carapaz da Movistar em segundo.
A disputa por pontos foi decidida somente na etapa de hoje, mas Elia Viviani da Quick Step possuia larga vantagem para Sam Bennett da Bora, e o italiano de 29 anos conquistou sua primeira camisa no Giro com quatro vitórias.
Os dez primeiros colocados da 21ª etapa do Giro 2018 foram:
Um prêmio que deixou de existir mas as casas de aposta davam como certo se confirmou com Giuseppe Fonzi da Wilier sendo o Maglia Nera, último colocado do Giro a completar com 5h40′ atrás de Froome.