O ciclista colombiano Egan Bernal, vencedor do Tour de France 2019 e do Giro d’Italia 2021 foi hospitalizado após colidir em um ônibus parado em Gachancipá na Colômbia.
Egan Bernal de 25 anos foi levado de ambulância para a Clinica de la Sabana em Bogotá. Em pronunciamento do médico Juan Gullermo Ortíz Martínez, diretor geral do hospital declarou:
A Clínica Universitária La Sabana comunica que na manhã de 24 de janeiro, o ciclista Egan Bernal deu entrada no atendimento de urgência por ambulância. Bernal sofreu poli traumatismo, trauma cervical, trauma torácico e fraturas nos membros inferiores. Bernal passa nesse momento (16:15) por cirurgia para estabilização das fraturas.
A clinica emitiu três comunicados a medida em que o jovem colombiano era submetido a cirurgias. Inicialmente Bernal foi submetido a uma cirurgia para correção da fratura no fêmur direito, para correção de fratura de patela e uma toracotomia com drenagem de pneumotórax.
Por fim Bernal foi submetido a uma cirurgia para redução de uma fratura-luxação desde a vértebra torácica T5 até a T6 com hérnia de disco traumática. A instrumentação (suportes) foi instalada desde a vértebra T3 até T8 mantendo a integridade neurológica e conservando a funcionalidade dos segmentos.
O ciclista permanecerá na UTI por 72h e iniciará de modo imediato o processo de reabilitação.