Tradicional modelo da fabricante americana Specialized, a Epic Evo e Epic Race 2021 chegam as lojas com modificações radicais em relação as versões passadas.
Desde o lançamento da Specialized Epic Full Suspension em 2002 o modelo construiu uma história de sucesso e títulos no MTB XC. A modalidade cresceu muito e evoluiu com a Epic recebendo atualizações e evoluções. Desta vez a equipe de projetistas em Morgan Hill na Califórnia teve a missão de construir a mais rápida bike de Cross Country.
Nova Specialized Epic Race 2021
A geometria agressiva da Epic 2021 passou a contar com uma caixa de direção com 67.5º, movimento central 10mm mais baixo e tubo de selim com 75.5º. O entre eixos ganhou 25mm enquanto o chainstay ficou 5mm mais curto. Isso permitiu um alcance 12mm maior e redução da mesa. Mas qual o resultado dessa equação?
A bike fica mais “na mão” em situações de curvas rápidas e aceleração, permitindo ao ciclista exigir muito mais da bicicleta. Em acordo com Brian Gordon, gerente de produto da Specialized, o quadro ficou 15% mais rígido.
Todo mundo sempre pensa no peso ao se falar de uma MTB com agilidade, toda redesenhada a Epic fez um regime que pouparam cerca de 270g ao total no modelo S-Works. As mudanças começam no quadro que incorpora partes em titânio no triângulo traseiro, a substituição de alguns rolamentos por buchas e o S-Link agora em carbono com apenas 24g permitindo leveza e rigidez. O novo garfo Sid SL Brain da Roch Shox agora pesa 70g a menos que o modelo anterior enquanto as rodas Roval Control SL tem apenas 1240g.
As rodas não só ficaram leves, a Control SL agora tem aros com bordas mais grossas, aumentando a resistência a furos e rasgos laterais em 22%. Também redesenharam os cubos para que apenas uma medida de raio seja utilizada, permitindo maior equilíbrio de tensão. Os rolamentos agora são com miolo em cerâmica para garantir maior rolagem.
Epic EVO 2021
A Epic Evo tem um triângulo traseiro exclusivo que permite maior agressividade, a caixa de direção tem 66.5º e garfo com curso de 120mm. O central é 10mm mais alto que a Epic Race, contudo o Flip Chip permite que o central seja baixado em 6mm. O amortecedor traseiro tem 110mm de curso. O peso da Evo 2021 ficou cerca de 320g mais leve que o modelo passado.
Suspensão, um caso a parte na nova Epic
O pré curso da suspensão foi reduzido para 15mm na regulagem padrão, sendo possível o ajuste pelo ciclista de 0mm até 25mm. Isso permite o ajuste fino para cada ciclista do Brain da suspensão. Já conhecido do público o Brain se adequa ao terreno com objetivo de melhor resposta, o sistema utiliza uma válvula inercial que libera o fluxo de óleo quando a pressão é exercida de baixo para cima (ou seja quando o solo é irregular) e trava a suspensão automaticamente quando a pressão vem de cima para baixo (ou seja quando o ciclista está acelerando).
Mike Andrews, diretor de suspensão da Specialized apresentou o novo desgin do amortecedor traseiro da Epic. Retornando ao reservatório mais longo que permite uma transição mais suave no funcionamento do amortecedor.
A manutenção da suspensão também foi reavaliada e agora a tróca de óleo e ar ocorre com 125h de uso (antes eram 50h) e 250h para retentores e cartuchos (antes 125h).
Serviço:
Bicicletas: www.specialized.com
Valores de lançamento:
EPIC COMP R$36,499.00
EPIC EXPERT R$49,999.00
EPIC PRO R$64,999.00
EPIC SW R$87,999.00
EPIC SW KIT QUADRO R$39,999.00
MODELO Preço
EPIC EVO COMP R$37,499.00
EPIC EVO EXPERT R$50,999.00
EPIC SW R$87,999.00