Tom Pidcock conquista o Alpe d’Huez

Luiz Papillon

O jovem britânico medalhista olímpico do MTB conquistou hoje a etapa rainha do Tour de France no famoso Alpe d’Huez. O sul-africano Louis Mientjes foi segundo e Chris Froome o terceiro.

Tom Pidcock vence no Alpe d'Huez | Foto AFP
Tom Pidcock vence no Alpe d’Huez | Foto AFP

Entre os favoritos muito jogo mental e pouca disputa, Pogacar deixou para lançar suas ataques no final mas foi seguido sempre por Vingegaard que defendeu a camisa amarela de líder do Tour de France 2022.

Tour de France 2022 – Etapa 12 – Briançon ao Alpe d’Huez – 165.1km

O Tour de France chegou a sua etapa rainha no Alpe d’Huez. A largada foi em Briançon a 1.330m de altitude e o pelote percorreu o caminho “oposto” da etapa de ontem, subindo o Col du Galibier pelo lado “mais fácil” e desceu em sentido ao Col du Télégraphe para depois subir a Col de la Croix de Fer e no final o mítico Alpe d’Huez.

A fuga do dia conseguiu grande vantagem em função do controle do pelote pela Jumbo Visma. Claro a prova foi algo totalmente diferente da pancadaria da épica de ontem. O destaque para fuga claro ficou para a presença do quatro vezes campeão do Tour de France, Chris Froome. Froome que sofreu um terrível acidente no Critérium du Dauphiné, nunca mais voltou a ter o mesmo nível. Estavam escapados:

  • Chris Froome – Israel Premier Tech
  • Thomas Pidcock – Ineos Grenadiers
  • Louis Meintjes – Intermarché
  • Neilson Powless – EF Easypost
  • Giulio Ciccone – Trek Segafredo

Atrás o grupo seguiu sobre o cabresto da Jumbo que controlou a etapa até o Alpe d’Huez. Durante a escalada Pidcock atacou e deixou os companheiros de fuga para trás, Louis Meintjes seguiu em segundo e Froome em terceiro.

Pogacar ataca!

Atrás no pelote os favoritos foram juntos até 3km do final quando Pogacar atacou. Apenas Vingegaard conseguiu acompanhar o esloveno. Um pouco depois Geraint Thomas voltou a comboiar a dupla e um pouco depois Enric Mas. Ao contrário da maioria das subidas que ficam mais duras no final, o Alpe d’Huez fica mais leve no final o grupo tinha Sepp Kuss, Vingegaard, Pogacar e Thomas. Pogacar tentou novamente atacar e novamente apenas Vingegaard conseguiu seguir.

Ciclistas do Tour de France em Meio ao Público | Foto AFP
Ciclistas do Tour de France em Meio ao Público | Foto AFP

Na frente Tom Pidcock venceu com Louis Meintjes em segundo e Chris Froome em terceiro. Entre os favoritos, Kuss conseguiu retornar ao grupo líder e seguiu até a chegada quando Pogacar lançou o sprint apenas para marcar território e mostrar que ainda é o mais forte.

Vingegaard manteve a camisa de líder do Tour com 2:22 de vantagem para Pogacar e 2:26 para Geraint Thomas. Wout van Aert segue líder absoluto por pontos com a camisa verde. Simon Geschke da Cofidis é o líder de montanha com 10 pontos a frente de Louis Meintjes da Intermarché. Pogacar é o melhor jovem até 25 anos com a camisa branca.

A equipe Ineos é a melhor com quase dezesseis minutos de vantagem sobre a Jumbo Visma e na etapa 12, Tom Pidcock foi escolhido o ciclista mais combativo.

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Terceira vitória dinamarquesa no Tour de France com Mads Pedersen!

Dia de transição com vitória da fuga no Tour de France 202. Da fuga Pedersen atacou a 12km do final e seguiu com Fred Wright que foi segundo e Hugo Houle que completou o pódio em Saint-Étienne.     Tour de France 2022 – Etapa 13 – Bourg d’Oisan a […]

Receba as novidades em seu e-mail