O jovem britânico medalhista olímpico do MTB conquistou hoje a etapa rainha do Tour de France no famoso Alpe d’Huez. O sul-africano Louis Mientjes foi segundo e Chris Froome o terceiro.
Entre os favoritos muito jogo mental e pouca disputa, Pogacar deixou para lançar suas ataques no final mas foi seguido sempre por Vingegaard que defendeu a camisa amarela de líder do Tour de France 2022.
Tour de France 2022 – Etapa 12 – Briançon ao Alpe d’Huez – 165.1km
O Tour de France chegou a sua etapa rainha no Alpe d’Huez. A largada foi em Briançon a 1.330m de altitude e o pelote percorreu o caminho “oposto” da etapa de ontem, subindo o Col du Galibier pelo lado “mais fácil” e desceu em sentido ao Col du Télégraphe para depois subir a Col de la Croix de Fer e no final o mítico Alpe d’Huez.
A fuga do dia conseguiu grande vantagem em função do controle do pelote pela Jumbo Visma. Claro a prova foi algo totalmente diferente da pancadaria da épica de ontem. O destaque para fuga claro ficou para a presença do quatro vezes campeão do Tour de France, Chris Froome. Froome que sofreu um terrível acidente no Critérium du Dauphiné, nunca mais voltou a ter o mesmo nível. Estavam escapados:
- Chris Froome – Israel Premier Tech
- Thomas Pidcock – Ineos Grenadiers
- Louis Meintjes – Intermarché
- Neilson Powless – EF Easypost
- Giulio Ciccone – Trek Segafredo
Atrás o grupo seguiu sobre o cabresto da Jumbo que controlou a etapa até o Alpe d’Huez. Durante a escalada Pidcock atacou e deixou os companheiros de fuga para trás, Louis Meintjes seguiu em segundo e Froome em terceiro.
Pogacar ataca!
Atrás no pelote os favoritos foram juntos até 3km do final quando Pogacar atacou. Apenas Vingegaard conseguiu acompanhar o esloveno. Um pouco depois Geraint Thomas voltou a comboiar a dupla e um pouco depois Enric Mas. Ao contrário da maioria das subidas que ficam mais duras no final, o Alpe d’Huez fica mais leve no final o grupo tinha Sepp Kuss, Vingegaard, Pogacar e Thomas. Pogacar tentou novamente atacar e novamente apenas Vingegaard conseguiu seguir.
Na frente Tom Pidcock venceu com Louis Meintjes em segundo e Chris Froome em terceiro. Entre os favoritos, Kuss conseguiu retornar ao grupo líder e seguiu até a chegada quando Pogacar lançou o sprint apenas para marcar território e mostrar que ainda é o mais forte.
Vingegaard manteve a camisa de líder do Tour com 2:22 de vantagem para Pogacar e 2:26 para Geraint Thomas. Wout van Aert segue líder absoluto por pontos com a camisa verde. Simon Geschke da Cofidis é o líder de montanha com 10 pontos a frente de Louis Meintjes da Intermarché. Pogacar é o melhor jovem até 25 anos com a camisa branca.
A equipe Ineos é a melhor com quase dezesseis minutos de vantagem sobre a Jumbo Visma e na etapa 12, Tom Pidcock foi escolhido o ciclista mais combativo.
Classificação do Tour de France 2022
Results powered by FirstCycling.com