104ª Gran Piemonte

Luiz Papillon

Nesta quarta feira acontece a 104ª Gran Piemonte, uma viagem ciclística por uma das regiões mais bela da Itália, o Piemonte. Entre as estrelas presentes estarão Vincenzo Nibali e Mathieu Van der Poel. A prova terá transmissão para o Brasil pelo aplicativo WatchEspn e pelo canal RAI a partir ada 11:50.

A Gran Piemonte de tradição centenária tem em sua lista de vencedores nomes como Gino Bartali, Eddy Merckx, Philippe Gilbert e Egan Bernal. Ano passado a prova foi vencida por Egan Bernal, o terceiro sul-americano a vencer a prova, que fora vencida em 2012 por Rigoberto Uran e em 2005 pelo brasileiro Murilo Fischer.

Murilo Fischer vence a Gran Piemonte em 2005 | Foto Sirotti

 

104ª Gran Piemonte 2020

Tudo muda, porque a tradição precisa se adaptar as necessidades de hoje. Celebrando a 104ª edição no ano do Coronavírus, a histórica Gran Piemonte se torna uma viagem espetacular nas paisagens do Langhe, casa dos mundialmente conhecidos vinhos tintos encorpados. Nesse terreno, os ciclistas irão ter seu teste final apenas 3 dias antes do Giro da Lombardia, a Monumento que normalmente encerra a temporada, desta vez adiantada para agosto.

Combinando ciclismo e turismo, esporte e regionalismo, tem sido uma ideia vencedora na região piemontesa relançar essa prova. Nenhum outro esporte consegue promover uma região melhor que o ciclismo. Neste ano, um novo e desafiador trajeto irá levar o pelote de Santo Stefano Belbo por Canelli, Neive, Barbaresco, Alba, Dogliani e La Morra, no caminho a Barolo cruzando as províncias de Asti e Cuneo.

Serão 187km no total, encerrados em duas voltas num circuito de 44km ao longo dos vinhedos ao redor de Alba. Essas são as mesas estradas e o mesmo final da etapa de contra relógio entre Barbaresco e Barolo no Giro d’Italia de 2014, porém com um final ainda mais íngrime, com média de 5-6% de inclinação e picos de 9% na última curva a 300m da chegada.

Destaques da edição 2020 da Gran Piemonte

Serão onze equipes WorldTour e seis equipes Profissionais Continentais disputando a prova. Entre as estrelas já confirmadas estão Vincenzo Nibali, Fabio Aru, Jakob Flugsang e Mathieu Van der Poel. Muitos dos ciclistas que disputarão o Giro da Lombardia no próximo sábado estarão presentes no Piemonte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Criterium du Dauphiné 2020

Ultima competição antes do Tour de France, o Critérium du Dauphiné vem bem diferente em 2020. Além da data modificada pela pandemia do Coronavírus, a prova foi reduzida das tradicionais oito para cinco etapas. Assim a prova deixa de ter etapas planas e disputa contra o relógio, para ter cinco […]

Receba as novidades em seu e-mail