Desafio Sertões teve o brilho de Vinicius Rangel

Luiz Papillon

Em primeira aparição pública com o uniforme da Movistar, o ciclista fluminense Vinicius Rangel de 20 anos de idade esbanjou simpatia no desafio Sertões Bike Night. Na hora da disputa com uma passada muito forte, Vinicius venceu seguido por Pippo Garnero no masculino. Atual campeã brasileira de ciclismo, Ana Paula Polegatch foi a melhor no feminino.

Vinicius Rangel puxa o pelote no Sertões Bike Night Interlagos | Foto Fotop
Vinicius Rangel puxa o pelote no Sertões Bike Night Interlagos | Foto Fotop

Desafio Sertões Bike Night Endurance

As bicicletas garantiram o espetáculo no templo brasileiro da velocidade na noite de sábado (4/12). E transformaram o Sertões Bike Night Endurance em sucesso já na primeira edição. Com direito a decisão da vitória geral no sprint, num verdadeiro duelo de gerações. Depois de duas horas de prova sob uma garoa fina tipicamente paulistana, Vinícius Rangel levou a melhor sobre Antonio Garnero, o ‘Pippo’,  em cima da linha de chegada. A prova noturna, com o patrocínio Naming Rights da XP Private, contou com 224 participantes, entre profissionais e amadores.

“Primeira vez andando em Interlagos, um circuito histórico para a Fórmula 1; primeira vez competindo à noite, muito legal a prova, muito estruturada, a organização está de parabéns. O percurso é bastante técnico com trechos em subida, em descida e no plano e veio até uma chuvinha para animar mais. Bem no prinícipio de prova eu e o Pippo atacamos do pelotão, nos ajudamos até o fim e eu decidi no sprint. Foi bom demais”. Disse Vinicius Rangel

Com apenas 20 anos, Rangel, o ciclista fluminense e mais jovem do pelotão, se prepara para defender uma das principais equipes profissionais do planeta, a Team Movistar. Garnero, por sua vez, foi campeão brasileiro de resistência em 2014 depois de começar tardiamente como atleta de competição. No feminino, domínio de Ana Paula Polegatch, atual campeã brasileira de estrada e contra-relógio, e com experiência em provas como o Giro d’Italia e o Tour de France.

“A prova foi incrível, uma experiência única andar em Interlagos à noite, a organização foi excelente. Nas primeiras voltas o S do Senna estava muito liso por causa da chuva, mas com o tempo foi secando e ficou mais tranquilo. Fiquei super feliz de competir aqui e ganhar, quero voltar ano que vem”. disse Ana Paula Polegatch

Pippo e Rangel colocaram uma passada muito forte

Ciclistas disputam o Bike Night em Interlagos | Foto Fotop
Ciclistas disputam o Bike Night em Interlagos | Foto Fotop

Os dois mantiveram um ritmo forte, com média próxima aos 41km/h apesar de, a cada volta, ter de escalar a Subida do Café, mais tranquila para carros e motos. Foram os únicos a completar 19 voltas pelos 4.391m do circuito paulista. Mas não só eles pedalaram forte, ainda por cima à noite com a ajuda da iluminação artificial – entre os inscritos havia ciclistas das mais variadas origens, muitos deles amadores que praticam também outras modalidades e têm, no esporte, uma forma de condicionamento físico. Para boa parte deles, a missão era encarar os próprios limites.

“Eu sabia que ele sprintava mais forte do que eu, tentei me antecipar mas em cima da linha ele me superou. Valeu a disputa. Sensacional correr à noite em Interlagos. No ano que vem certamente eu estarei de volta para brigar pelo degrau mais alto do pódio”. completou Pippo Garnero, vencedor do L’Etape 2021, campeão brasileiro de 2014.

Caso de Roberto Azevedo, o mais velho do pelotão (69 anos). Atual campeão do Ironman Hawaii, o mundial da modalidade, em sua faixa etária, ele encarou o Sertões Bike Night Endurance e concluiu a prova sem grande dificuldade.

Estou tendo o prazer de correr mais uma vez em Interlagos, é uma maravilha pedalar aqui. Fico feliz por ser o mais experiente do pelotão. Quero dizer a todos para nunca desistir, que a gente sempre consegue. Todos podem fazer parte disso aqui”. disse o atleta mais experiente do grid, Roberto Azevedo.

Roberto Azevedo, Ironman | Foto Luiz Papillon - Pelote Ciclismo
Roberto Azevedo, Ironman | Foto Luiz Papillon – Pelote Ciclismo

Pilotos do Sertões participaram do desafio

Quem mostrou que também sabe acelerar sem a ajuda do motor foi Marcos Baumgart. O piloto, campeão do Sertões 2020 entre os carros, foi o 17º na geral e sétimo na categoria Solo Masculina 40/49. Além dele, aliás, havia outros 33 pilotos e navegadores acostumados a encarar o maior rally das Américas. E também houve espaço para pilotos como Ricardo Maurício (tricampeão da Stock Car), Vítor Meira (ex-Fórmula Indy) e o chef de cozinha e também piloto Edu Guedes.

Mesmo quem escolheu pedalar na Tour, sem a pressão da competição, se divertiu nos embalos de sábado a noite sobre duas rodas e pedal.

A premiação do atleta com a volta mais rápida by Cannondale ficou com Rangel, com o tempo de 5m52 no masculino; e para Polegatch no feminino, com 6m58. Já o trecho mais rápido by Strava – 1005 metros, com 2,6% de inclinação media, que vai da subida do Café até a linha de chegada na reta dos boxes -, ficou com Renê Resende Carvalho (1m48) e Ana Polegatch no feminino (2m01).

 

Sobre o Sertões

O Sertões, que em 2022 completa 30 anos, sempre foi sinônimo de terra e poeira. Neste ano, passou a ser também de mar, com o primeiro rally de Kitesurf. Agora coloca as rodas no asfalto e abraça mais uma modalidade esportiva com o Sertões Bike Night Endurance.

Sertões Bike Night | Foto Luiz Papillon - Pelote Ciclismo
Sertões Bike Night | Foto Luiz Papillon – Pelote Ciclismo

 

Resultados: Sertões Bike Night Endurance – Autódromo de Interlagos

 

Masculino 18/29 anos

1.Vinícius Rangel, 19 voltas

2.Vítor Souza Barbosa, 18 voltas

3.Newton Braz Boiani , 16 voltas

4.Gabriel Augusto de Oliveira Ferreira, 16 voltas

5.João Vítor Fernandes, 16 voltas

 

Masculino 30/39 anos

1.Antonio Garnero, 19 voltas

2.Francisco Chamorro, 18 voltas

3.Felipe Oliveira Bicalho, 18 voltas

4.Renê Resende Carvalho, 18 voltas

5.Felipe Soares, 17 voltas

 

Masculino 40/49 anos

1.Fábio Antônio Silva, 18 voltas

2.André Orsalino da Silva, 17 voltas

3.Daniel Hermont de Vasconcellos Lima, 17 voltas

4.Rodolfo de Lima Oliveira, 17 voltas

5.Eduardo Marques, 16 voltas

 

Masculino 50/59 anos

1.Paulo Roberto Dias, 15 voltas

2.Alexandre Rachel, 15 voltas

3.Lucio Roberto di Domenico, 15 voltas

4.Nelson Mattos Neto            , 14 voltas

5.Tarcizio Gomes Dias Júnior,            14 voltas

 

Masculino 60+

1.Cláudio Schiller Thompson Flores, 15 voltas

2.Marcelo Christiansen, 13 voltas

3.Roberto Azevedo, 12 voltas

4.Edson Gianini, 11 voltas

5.Carlos Henrique de Carvalho Ciccolo, 10 voltas

 

Feminino 30/39 anos

1.Ana Paula Polegatch, 17 voltas

2.Caroline de Carvalho Corrêa, 13 voltas

  1. Andrea Frazão, 13 voltas

4.Julianne F. de Oliveira Lima, 12 voltas

5.Nayra Vilardi Félix,  11 voltas

 

Feminino 40/49 anos

1.Juliana Darini Teixeira, 15 voltas

2.Roberta Teixeira Rodrigues,           14 voltas

3.Michelle Teixeira Carvalho de Souza, 13 voltas

4.Tatiana Catala Mendes, 13 voltas

5.Luciana Tudisco de Oliveira, 13 voltas

 

Feminino 50/59 anos

1.Danielle Pimenta, 13 voltas

2.Ana Cristina Cury Camargo Romano, 13 voltas

3.Elisabete Villalobos, 12 voltas

4.Cláudia Lacaz, 12 voltas

5.Patrícia Gianini, 10 voltas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O que é Cyclo-cross e porquê você deve assistir!

Sempre que a temporada de ciclismo de estrada termina, começa a temporada de cyclo-cross ou simplesmente “Cross” para os europeus. Graças a popularidade de Mathieu Van der Poel e Wout van Aert, a disciplina que mistura MTB com speed ganhou popularidade também no Brasil. Hoje o papo no Pelote Ciclismo […]

Receba as novidades em seu e-mail