Tour de France 2025 – O que se sabe do Percurso

Luiz Papillon

O Tour de France 2025 partirá de Lille, no próximo dia 29/10 serão divulgados maiores detalhes do trajeto da 112ª edição da mais popular prova de ciclismo do mundo que volta a chegar em Paris!

Etapa 21 – Tour de France 2020 – Foto A.S.O. Pauline Ballet

A largada está marcada para o dia 05 de julho em um trajeto ao redor de Lille, no norte francês próximo a fronteira com a Bélgica, uma região rica em cultura e com forte influência flamenga. As duas etapas seguintes já se sabe que tomarão as estradas da antiga região chamada Nord-Pas-de-Calais, passando pelas cidades de Lauwin-Planque, Boulogne-sur-Mer, Valenciennes e Durking antes de chegar a Amiens. O cronograma do Tour de France 2025 prevê que a apresentação das equipes aconteça no dia 03 de julho em Lille e a “Grand Depart” (A Grande Largada) compreenderá as três primeiras etapas do Tour, com a quarta etapa largando de Amiens. Confira etapa a etapa (conforme rumores) os locais a serem visitados pelo Tour de France 2025.

Primeira Semana do Tour de France 2025

Da divisa da França com a Bélgica até o maciço central francês passando pela Normandia, mas evitando os paralelepípedos. A primeira semana do Tour de France 2025 promete etapas desafiadoras para velocistas, ciclistas clássicos e algumas chances para a fuga, além de um contrarrelógio individual para apimentar a disputa pela classificação geral e também a possibilidade de uma montanha dura no dia do feriado Francês da Queda da Bastilha (evento chave da revolução francesa).

Etapa 1 –  05/07 – Grand Départ – Lille – Etapa anunciada oficialmente com 185km ao redor de Lille, praticamente plana, onde o vento cruzado pode causar algum nervosismo.

Etapa 2 – 06/07 – Boulogne-Sur-Mer a Lauwin-Planque – Uma etapa para ciclistas clássicos como Wout van Aert e Mathieu van der Poel, com duas subidas curtas e duras no final que dificultarão para sprinters na comemoração dos 80 anos do dia D da II guerra mundial.

Etapa 3  – 07/07 – Valenciennes a Dunkerque – Nova etapa plana também com risco de vento cruzado.

Etapa 4 – 08/07 – Amiens a Rouen em uma etapa plana com estradas estreitas que podem ajudar a fuga.

Etapa 5 – 09/07 – Caen – em um contra relógio Individual

Etapa 6 – 10/07 – Bayeux a Vire Normandie com subidas próximas a chegada.

Etapa 7 – 11/07 – Saint-Malo a Mur-de-Bretagne – com homenagens a Bernard Hinault que completará 70 anos de idade em novembro de 2025.

Etapa 8 – 12/07 – Saint-Méen-le-Grand a Laval

Etapa 9 – 13/07 – Chinon a Châteauroux.

Etapa 10 – 14/07 – Ennezat a Le Mont-Dore -A região do Puy-de-Dome deve fechar a primeira semana do Tour de France 2025 no dia da Queda da Bastilha.

Segunda Semana do Tour de France 2025

O Tour de France 2025 começa as grandes escaladas com a visita aos Pirineus onde se suspeita uma crono escalada possa ser disputada, as subidas de Col de Menté, Peyragudes e Hautacam são dadas como certas, assim como o dia de descanso em Montpellier.

Etapa 11 – 16/07 – Auch a Toulouse – Em comemoração aos 50 anos da vitória de Eddy Merckx em Auch.

Etapa 12 -17/07 – Muret a Luchon-Sperbagnères – Col de Menté, Port de Balès e Val d’Aran são mencionadas como subidas possíveis.

Etapa 13 – 18/07 – Bagnères de Luchon a Peyragudes – Os rumores dão conta da possibilidade de uma cronoescalada, já que a largada fica apenas a 20km da chegada, ou mesmo que seja uma volta nos Pirineus com largada e chegada coincidentemente próximas.

Etapa 14 – 19/07 – Loudenvielle ou Saint-Gaudens a Carcassone ou Hautacam. Sem dúvida a penúltima etapa da segunda semana deve encarar muita subida, mas ainda sem pistas suficientes.

Etapa 15 – 20/07 – Carcassonne a uma chegada próxima a Montpellier, onde será com certeza o dia de descanso.

Terceira Semana do Tour de France 2025

Dos Pirineus aos Alpes franceses com passagem pela Col du Glandon e a volta de La Plagne como uma das subidas decisivas do Tour de France, além claro do retorno a Champs-Elysées

Etapa 16 – 22/07 – Montpellier ao Mont Ventoux, o Gigante da Provença deve retornar ao trajeto após ficar três anos de fora.

Etapa 17 – 23/07 – Bollène a Valence em uma etapa de transição, provavelmente plana.

Etapa 18 – 24/07 – Vif a Courchavel após a subida do Col du Glandon e com a Col de la Loze no trajeto.

Etapa 19 – 25/07 – Albertville a La Plagne, marcando a volta da subida La Plagne nos alpes, visitada pela última vez em 1995 onde Miguel Indurain venceu a caminho do título daquele ano.

Etapa 20 – Oyonnax a Pontarlier encerrando a passagem pelos alpes franceses.

Etapa 21 – Mantes-la-Ville a Paris Champs-Elysées – Após ficar de fora do Tour pela primeira vez em função dos jogos olímpicos de Paris 2024, a chegada em Paris na Champs-Elysées está garantida.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Cyclo-cross: Lucinda Brand vence em Overijse pela Superprestige

Apesar de susto no final, Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) venceu a disputa da Superprestige em Overijse, a frente de Fem van Empel e Sara Casasola.   A mãe de todas as provas de #CX, Overijse recebeu hoje a 87ª prova de #cyclocross, nesta temporada pela Supeprestige com temperatura amena […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail