Em uma chegada emocionante num sprint entre os escapados, o alemão Nico Denz venceu pela segunda vez no Giro d’Italia. O canadense Derek Gee bateu novamente na trave e agora acumula três segundos lugares. O pódio foi completado pelo italiano Alberto Bettiol. Entre os líderes mudança na Maglia Rosa com o francês Bruno Armirail assumindo a maglia rosa.
Neste sábado o Giro d’Italia escalou o Passo del Sempione, mas colocado muito no começo da etapa a subida cumpriu dois propósitos, ajudar a estabelecer a fuga do dia e definir a mudança na classificação de montanha. O italiano Davide Bais venceu a meta e retomou a maglia azurra de líder.
Com chuva e frio congelante o pelote girou para chegar, assim a fuga chegou a ter mais de dez minuntos de vantagem. No final a grande fuga se partiu com um grupo destacado, no final Nico Denz no sprint bateu novamente Derek Gee que conquistou seu terceiro segundo lugar na competição. Alberto Bettiol completou o pódio.
Já pela classificação geral, o francês Bruno Armirail de 29 anos assumiu a liderança do Giro. Armirail que é especialista em contrarrelógio estava na fuga e chegou a 53 segundos do vencedor e descontou os 18:37 que tinha de atraso para Geraint Thomas.
Líderes do Giro 2023 após 14 etapas:
- Bruno Armirail – Groupama FDJ – Geral / Maglia Rosa
- Jonathan Milan: Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
- Davide Bais – Eolo Kometa – Montanha / Maglia Azurra
- João Almeida: UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca
Classificação do Giro d’Italia após 14 etapas:
Results powered by FirstCycling.com