Giro d’Italia começa nesta sexta na Hungria!

Passada uma empolgante primavera de clássicas de ciclismo chegou o momento da primeira grande volta da temporada. O Giro d’Italia 2022 larga de Budapeste na Hungria. Ao todo vinte e duas equipes com oito ciclistas cada largarão com destino a Verona onde apenas um ciclista receberá o troféu Senza Fini (Sem Fim).

Ao todo os ciclistas percorrerão 3.446,5km em um total de 50.580m de subida acumulada em 21 dias de prova. Para o brasileiro a novidade fica por conta da transmissão pelo grupo Discovery, atual detentora dos direitos do Giro passará as etapas ao vivo no canal DSports, disponível na DirecTV GO e Sky Brasil. Além dessa opção os assinantes da GCN+ (de propriedade do grupo Discovery) terão disponível a transmissão sob demanda.

Giro d’Italia Um pedaço da história do ciclismo

Giro d’Italia 2022 – Budapeste a Verona

 

Budapeste seria a largada do Giro de 2020, contudo veio a pandemia e por dois anos esse encontro foi adiado, agora neste 05 de maio a primeira das três etapas húngaras mostram um pouco do país que está no centro da Europa, encravado entre Romênia, Áustria, Eslováquia, Croácia e Sérvia. A primeira etapa parte do centro da capital húngara, Budapeste com destino a Visegrád quase na fronteira com a Eslováquia. Depois um contrarrelógio individual curto com final em subida e finalmente uma viagem pela “Provença Húngara” e o lago Balaton (Balatonfured) com final para os velocistas.

Budapeste | Foto Divulgação RCS
Budapeste | Foto Divulgação RCS

Em seguida o Giro segue para Itália mais precisamente para a terra do Poderoso Chefão, a Sicília passando pelo vulcão mais ativo da Europa, o Etna. A viagem segue chegando a Messina, terra de Vincenzo Nibali e entra na “Bota” pela região montanhosa da Calábria com destino a Nápoles. A primeira semana do Giro 2022 termina em Pescara no centro da Itália com a escalada ao colosso do Blockhaus.

Monte Etna | Foto Divulgação RCS
Monte Etna | Foto Divulgação RCS

A segunda semana do Giro cruza a Itália saindo do Mar Adriático e visitando Gênova, Sanremo e Turim passando pela famosa subida Superga. O final da semana terá uma etapa duríssima no Piemonte com muita subida entre Rivalorlo e Cogne.

Última semana de tirar o fôlego no Giro 2022

O Mortirolo é uma das estrelas que abre a última semana do Giro 2020 passando pelo Goletto di Cadino a quase 2000m de altitude antes de escalar o Mortirolo e terminar em Aprica. Os velocistas que sobreviverem a esse pesadelo terão que lutar para ficar no tempo de limite desde a largada da etapa 17 em Ponte di Legno para chegar em Lavarone após duas subidas de primeira categoria. O único descanso será na etapa 18 entre Borgo Valsugana e Treviso, última chance para velocistas. Na etapa 20 o trajeto terá subida do Passo San Pellegrino (de onde vem a famosa água), o Passo Pordoi com final no Passo Fedaia, ambas passagens acima dos 2000m de altitude.

Isernia | Foto Divulgação RCS
Isernia | Foto Divulgação RCS

O Passo Pordoi foi definido como Cima Coppi a subida icônica do Giro 2022 em homenagem a Fausto Coppi, ciclista duas vezes vencedor do Tour de France e cinco vezes do Giro que faleceu prematuramente em 1960 em decorrência de Malária.

Passo Fedaia | Foto Divulgação RCS
Passo Fedaia | Foto Divulgação RCS

Para aqueles que sobreviverem a essa semana, o Giro terá um contrarrelógio individual de 17,4km em Verona Ainda assim não será apenas uma disputa plana, uma subida de 5% de inclinação em 4km colocarão pimenta nas pernas dos ciclistas para então a chegada na Arena de Verona.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Giro d'Italia Um pedaço da história do ciclismo

Na sexta feira dia  05 de maio começa a 105ª edição do Giro d’Italia. Vamos falar um pouco das origens da prova que tornou-se um dos três grandes eventos de ciclismo do mundo, um Grand Tour! Leia sobre o trajeto do Giro 2022 clicando aqui. La Gazzetta dello Sport O […]

Receba as novidades em seu e-mail