Conheça o 100º Giro d’Italia!

Luiz Papillon

Hoje em Milão na sede do jornal Gazzeta Dello Sport foi revelada a rota da 100ª edição do Giro d’Italia, começando numa sexta feira, dia 05 de maio e terminando no domingo 28 de maio de 2017. Numa cerrimônia para cerca de 1000 convidados, entre eles muitos vencedores do Giro como Induriain, Francesco Moser, Ivan Basso, Felice Gimondi e o vencedor de 2016, Vicenzo Nibali e seu agora rival Fabio Aru.

giro100

Ao longo de 3.572km a rota terá montanhas icônicas da Itália, sendo a passagem do Stelvio a Cima Coppi, montanha de maior dificuldade e pontuação ao longo do Giro. E que rota!

giro

Inicialmente o Giro começa pelo sul da Itália na ilha de Sardenha que desde 2007 não tem uma etapa devido a logística, depois passa pela Sicília em uma etapa terminando no monte Etna, visita Messina terra de Nibali e segue rumo ao centro da bota, na etapa 9 a uma montanha de 30km e uma história, foi na Blockhaus em 1967 que Eddy Merckx venceu sua primeira etapa do Giro, as referências históricas do centésimo Giro não para por ai, na décima primeira etapa a terra natal de Gino Bartali é visitada, na etapa 14 a terra de Coppi é cenário da largada e a ultima montanha, cena do célebre ataque de Marco Pantani em 1999:

 

A rota segue para Bergamo celebrando Felice Gimondi, segue para a etapa raínha passando pelo Stelvio duas vezes começando e terminando em Bormio com os pilotos descendo os grampos para Prati.

stelvio

Depois o Giro segue para as Dolomitas com subidas épicas no Passo Pordoi, Valparola, Gardena, Pontives, segue para Piancavallo e só na etapa 20 a última montanha do giro, Monte Grappa e final em subida em Asiago.

Pra fechar o Giro 2017 nada de etapa comemorativa, um contra relógio de 29km com largada dentro do circuito de Monza, confira o promo oficial:

 

 

 

 

Next Post

Vencedor da Vuelta 2002 é preso por roubo!

Aitor González, nascido no Pais Basco mudou-se adolescente para região de Alicante e teve uma carreira meteórica no ciclismo profissional, pilotando para a equipe Kelme venceu a Vuelta em 2002, seu maior triunfo além de três etapas do Giro e uma etapa do Tour. Tinha por especialidade o contra-relógio, mas […]

Receba as novidades em seu e-mail