O sul africano Alan Hatherly venceu praticamente de ponta a ponta o mundial de ciclsmo MTB XCO em Crans Montana na Suíça, Ulan Galinski foi o melhor brasileiro terminando a frente de Mathieu van der Poel. O italiano Simone Avondetto ficou com a medalha de prata e o francês Victor Koretzky completou o pódio conquistando a medalha de bronze.
Mundial MTB Cross Country Olímpico 2025 – Crans Montana
Crans Montana, no cantão de Valais na Suíça recebeu nas duas últimas semanas os campeonatos mundiais de Mountain Bik, a grande estrela da disputa foram as provas de Cross Country Olímpico, o chamado XCO. A elite masculina largou para nove voltas com tempo quente neste domingo e vimos um passeio do sul africano Alan Hatherly de 29 anos de idade. Regularmente Hatherly compete desde o ano passado pela equipe profissional de ciclismo de estrada, Jayco AlUla.
Assim que largaram, o francês Victor Koretzky assumiu a ponta e foi seguido pelo estadunidense Christopher Blevins, na segunda volta, Blevins liderava quando errou em um trecho de raizes e nesse momento Alan Hatherly que passava pela linha B, assumiu a liderança para não largar mais. O sulafricano seguiu volta a volta aumentando a vantagem para o grupo perseguidor. Mathieu van der Poel que largou mais atrás, fez uma prova de recuperação rápida e logo na segunda volta estava entre os quatro primeiros, mas o gigante neerlandes parece ter gasto todos os cartuchos no início de prova. Van der Poel passou a perder tempo de forma consistente até deixar os 20 primeiros lugares nas últimas duas voltas. Entre os brasileiros o melhor desempenho foi de Ulan Galinski que terminou ultrapassando Mathieu van der Poel na última volta, ficando na 23ª colocação.
Na perseguição a partir do meio da prova, ficou claro que a disputa seria pela medalha de prata em um grupo de seis ciclistas:
- Mathias Fluckiger – Suíça
- Simone Avondetto – Italia
- Luca Schatti – Suíça
- Victor Koretzy – França
- Luca Braidot – Itália
- Simon Andreassen – Dinamarca
O italiano Simone Avondetto conseguiu na última volta abrir uma pequena vantagem que foi suficiente para conquistar a medalha de prata enquanto na última descida, Victor Koretzky levantou a torcida francesa com um ataque para no sprint conquistar a medalha de bronze.
Classificação Mundial de MTB XCO Elite Masculina 2025
Results powered by FirstCycling.com